Como foi o primeiro dia do Enem 2019? Saiba de tudo sobre o exame!

Como foi o primeiro dia do Enem 2019? Veja os detalhes da prova!

Confira todas as informações sobre como foi o primeiro dia de aplicações da principal prova do país! 

Antes de mais nada é importante lembrar que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua sendo a principal porta de entrada do país para uma universidade pública. O primeiro dia de provas da aplicação de 2019 acontece no último dia 03 de novembro e mobilizou milhões de pessoas. 

Jovens e adultos que estão pensando em mudar sua vida profissional e pessoal participaram da primeira bateria de provas. Entre os destaques deste primeiro dia, a prova de redação do Enem aconteceu com um tema que foi considerado fácil para uns e difícil para outros. 

Por fim, confira todas as informações sobre como foi esse primeiro dia. Saiba qual foi o tema de redação e o que acharam os candidatos que participaram desta prova com a intenção de mudar sua vida!

Como foi o primeiro dia do Enem 2019?
Foto: Divulgação

Primeiro dia Enem 2019

Muitas pessoas querem saber como foi o primeiro dia do Enem 2019. Alguns especialistas apontam essa aplicação das provas como um dos momentos mais importantes. A média final depende bastante do que acontece nesse fim de semana. 

Esse primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio contou com dois eixos de estudos específicos:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias; 
  • Redação. 

A redação do Enem faz parte do eixo de Linguagens e códigos. No segundo momento da prova (no dia 10 de novembro) todos os locais de prova receberão as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. 

Tema Redação Enem 2019

Por fim, também foi conhecido o Tema da Redação do Enem 2019. Muitos estudantes acabaram não gostando do assunto escolhido enquanto outros ficaram apenas surpresos. Não foi um tema considerado simples em comparação com anos anteriores. 

O tema da redação do Enem foi ‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’. Todos os candidatos tiveram até às 19h para terminar a prova toda. Ou seja, foram um total de 5 horas e 30 minutos de duração.

Foram aguardados aproximadamente 5,1 milhões de candidatos em todo o Brasil em 1.727 cidades de todo o país. Ainda não foram divulgados oficialmente o número de candidatos que compareceram aos locais de prova bem como o número de ausentes. 

A ideia é que esse ano tenha algumas mudanças nos números já que mudou a administração do Ministério da Educação e isso geralmente afeta também a aplicação do Enem. 

 

Leia Também