Como FICOU o 13° do Bolsa Família? Vai ser PAGO até o FIM de DEZEMBRO?  Confira a PREVISÃO!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Como FICOU o 13° do Bolsa Família? – Entenda qual é a situação do pagamento do décimo terceiro para beneficiários do programa Bolsa Família!

Estamos finalizando o ano e muitas pessoas ainda não sabem como ficou o 13º do Bolsa Família. Afinal, qual é a situação? O benefício vai ser pago até o fim do mês ou realmente vamos ficar sem os valores?

Vamos falar um pouco mais sobre a atual situação e trazer as últimas informações que foram disponibilizadas oficialmente pelo ministro da Economia. Confira e entenda qual é o cenário atual para os beneficiários do programa. 

Como FICOU o 13° do Bolsa Família?
Imagem: WELTON ARAÚJO/AGÊNCIA A TARDE/AE

Décimo Terceiro do Bolsa Família

A polêmica sobre o décimo terceiro do Bolsa Família ainda não parou. Até o ministro Paulo Guedes, da Economia, cancelou as férias que estavam marcadas com a família para voltar aos trabalhos e tentar apagar mais esse incêndio. 

Na quinta-feira passada, o presidente Bolsonaro disse que a culpa do pagamento do 13º do Bolsa Família não foi do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. A declaração foi feita em uma live nas redes sociais. 

Depois de ouvir a declaração do presidente, Maia disse que não imaginaria que alguém em sua posição pudesse “tentar comprometer a imagem do presidente da Câmara ou de qualquer cidadão brasileiro”. 

Um dia depois disso, na sexta-feira passada, o ministro Paulo Guedes afirmou que pediu recuo do Governo Federal em relação ao décimo terceiro para não ultrapassar o teto de gastos. 

Vai ter 13º Bolsa Família

Mas então como ficou? Vai ter 13º do Bolsa Família? Tudo indica que não neste ano. A Câmara chegou a colocar em pauta a Medida Provisória (MP) que analisa tanto o Auxílio Emergencial como o décimo terceiro, mas voltou atrás depois de negociação. 

Ou seja, ainda para este ano é quase impossível que aconteça o pagamento do décimo terceiro para Bolsa Família em dezembro. Não foi de interesse de nenhuma das partes que esse projeto fosse adiantado. 

MP 1000 Rodrigo Maia

Outro destaque importante sobre a Câmara dos Deputados é que o presidente Rodrigo Maia retirou a MP 1000 da pauta da última semana. O parlamentar ia trazer o tema para apreciação, mas voltou atrás e optou por não votar os projetos. 

Ou seja, a prorrogação da MP 1000, do Auxílio Emergencial, também não vai ser votada e é pouco provável que o benefício seja renovado ainda neste ano. Agora precisamos aguardar os desdobramentos de tudo isso depois do recesso. 

ATÉ MARÇO: NOVA PRORROGAÇÃO do Auxílio Emergencial pagará BENEFÍCIO até 31/03/2021…

 

Leia Também