Como Fazer Uma Redação Dissertativa Argumentativa – Dicas Enem

Como Fazer Uma Redação Dissertativa Argumentativa – Fugir dessa estrutura textual pode acarretar em Nota Zero no Enem 2018, entenda o porquê!

Como Fazer Uma Redação Dissertativa Argumentativa – Modelo Textual é obrigatório no Enem 2018. Fugir dessa estrutura pode acarretar em Nota Zero para o participante. Leia e entenda!

O Enem 2018 vem aí. As provas acontecerão em todos os cantos do Brasil nos dias 4 e 11 de novembro. A edição deste ano recebeu 5,5 milhões de inscrições, um número bastante expressivo de candidatos! O sucesso do Exame Nacional do Ensino Médio se deve à prova ser a principal via de acesso às universidades brasileiras atualmente.

A prova do Enem é dividida em 4 áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Além disso, existe a temida redação, uma das partes mais importantes da prova. A redação pode ajudar a levantar a sua nota, pois vale 1000 pontos! Você sabia que o modelo de redação exigido pelo Enem é o dissertativo-argumentativo? Quem foge dessa estrutura pode levar nota zero, entenda o porquê!

Como Fazer Uma Redação Dissertativa Argumentativa
Imagem: Divulgação.

Como fazer uma redação dissertativa argumentativa? Modelo é obrigatório para o Enem 2018!

Como Fazer Uma Redação Dissertativa Argumentativa para o Enem
Imagem: Divulgação.

O Enem é um exame que, como toda prova, possui suas regras e formatos. Uma dessas regras é sobre a estrutura textual da redação. A redação do Enem deve obrigatoriamente seguir o modelo dissertativo-argumentativo. Quem faz uma redação que não se encaixa nessa estrutura irá tirar nota zero nessa área do exame.

Mas afinal, você sabe o que é um texto dissertativo-argumentativo? Esse tipo de texto é aquele que apresenta um raciocínio, expõe um ponto de vista e até mesmo questiona a realidade. Você, como escritor do texto, deve utilizar argumentos, fatos e dados que justifiquem as ideias desenvolvidas. Em resumo, isso significa que você não pode simplesmente escrever uma crônica, um poema ou simplesmente narrar algum fato da sua vida na redação do Enem, pois isso vai te fazer tirar zero!

Aproveite e confira os Possíveis Temas da Redação do Enem 2018!

Como fazer uma redação dissertativa argumentativa? Confira a “receita de bolo” para a redação do Enem

Como Fazer Uma Redação Dissertativa Argumentativa para o Enem em 2018
Imagem: Divulgação.

Muita gente não sabe, mas existe uma estrutura que deve ser seguida por quem faz a redação do Enem. É uma espécie de guia que pode te ajudar a tirar uma boa nota no exame. Confira como funciona:

Estrutura de uma redação do ENEM

  • -Tema

É sempre objeto de especulação durante o ano inteiro. Entretanto, o participante só descobre na hora. O tema da redação sempre é algum assunto da atualidade, por isso é importante estar conectado às notícias do Brasil e do mundo.

  • – Tese

O tema você não controla, mas sua tese sobre ele sim! A tese é a sua opinião sobre o tema proposto. Por exemplo: se o tema da redação fosse o desmatamento, sua tese a respeito desse tema poderia ser favorável ou desfavorável à prática.

  • – Argumentos

Preste atenção a esse momento da sua redação do Enem, pois são com os argumentos que você sustenta a sua tese, ou seja, sua opinião sobre o assunto. É sempre interessante citar pesquisas, dados de fontes científicas ou até mesmo frases ditas por pessoas relevantes da sociedade. Isso impressiona a banca avaliadora e mostra que você tem conhecimento.

  • – Proposta de intervenção

Por último, o participante do Enem deve dar uma espécie de solução para o problema proposto pelo tema da redação. O Inep é bem claro sobre isso. Segundo o instituto, o candidato deve fazer uma “proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos”. Essa última parte é importante: você não pode apresentar soluções que firam os direitos humanos, pois isso acarreta em nota zero.

Esperamos que as dicas te ajudem na preparação para o Enem 2018. Boa prova! Aproveite e veja mais Dicas Para Estudar Grátis para o Enem 2018!

 

Leia Também