Como fazer NOVO Cartão Cidadão: Exclusivo Para SAQUES de Programas do Governo!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Como fazer NOVO Cartão Cidadão – Confira a seguir mais detalhes sobre como fazer o seu cartão e garantir benefícios do Governo!

Muitos brasileiros e brasileiras estão precisando de ajuda financeira em um momento de crise tão grande. Por isso saber como fazer o Novo Cartão Cidadão pode ser necessário para milhões de trabalhadores. 

Isso porque é através desse cartão que muitas pessoas podem sacar os seus benefícios e verificar os saldos de forma prática. Em muitos casos, os trabalhadores podem ter novos valores na conta e nem sabem justamente por não ter esse cartão ainda. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre isso para garantir que os interessados possam fazer a solicitação dos valores. Confira como isso pode ser feito e entenda as melhores maneiras de pedir o seu. 

Como fazer NOVO Cartão Cidadão
Imagem: Alvaro Pegoraro/Divulgação

O que é Cartão Cidadão 

Primeiramente, o que é Cartão Cidadão? Esse tipo de conta foi criado pelo Governo Federal como uma forma de unificar contas funcionais para benefícios e programas nacionais ao trabalhador. 

SOLICITAR Cartão Mais Infância: Programa do GOVERNO tem PAGAMENTO ANTECIPADO!

Esse cartão surge justamente para que você não precise ter diferentes contas para todos os tipos de benefícios. Por isso são vários auxílios que são pagos com o Cartão Cidadão. Entre os principais estão:

  • Abono Salarial; 
  • Seguro-Desemprego; 
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); 
  • Salário-maternidade; entre outros. 

Para quem não sabe ainda como funciona o Cartão Cidadão, é necessário entender que ele é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Esse é um facilitador para consulta de saldos, extratos e para retirar os valores rapidamente. 

Quem pode pedir Cartão Cidadão

Mas e quem pode pedir o Cartão Cidadão? É importante saber que esse é um documento voltado especificamente para trabalhadores e trabalhadoras de todas as regiões do país. Ou seja, poderá fazer a solicitação:

  • Quem não possui conta na Caixa (ou quem possui e quer receber separadamente); 
  • Pessoas que possuem benefícios trabalhistas ou sociais disponíveis (FGTS, Seguro-desemprego, abono salarial, entre outros). 

Como emitir Cartão Cidadão

Por fim, quem quer fazer o pedido precisa saber como emitir o Cartão Cidadão. Se você já possui, portanto, algum benefício trabalhista ou social disponível para saque, existem algumas alternativas. 

A principal delas é indo até uma agência qualquer da Caixa. Você pode cadastrar uma senha do Cartão Cidadão de forma presencial levando documento oficial com foto (como RG, CNH com foto, passaporte, carteira funcional, etc.). 

Em um período de isolamento social necessário como é o do coronavírus, você pode ainda ligar para a Central de Atendimento da Caixa: 0800 726 0207. Lembre que para fazer o pedido do Cartão Cidadão é necessário ter algum benefício disponível. 

Importante também lembrar, finalmente, que para fazer Senha Cidadão da Caixa não é necessário ter o cartão em mãos. Essa senha pode ser feita em uma agência do banco apenas com documentos oficiais e com foto. 

Programa Cartão Prato Cheio: Veja se o seu NOME está na lista de BENEFICIÁRIOS!

 

Leia Também