Como fazer Cadastro Único – Receba o Auxílio do Governo Federal!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Como fazer Cadastro Único – Confira mais detalhes sobre como funciona o CadÚnico e como você pode fazer a sua inscrição!

Muitas pessoas estão querendo saber como fazer Cadastro Único já que essa é uma ação exigida por parte de vários programas de ajuda do Governo Federal. Entre eles, alguns dos auxílios em época de coronavírus também exigem esse cadastramento. 

Para quem não sabe, o CadÚnico já existe há bastante tempo e deveria ser feito presencialmente. Mas o Governo Federal, sabendo da necessidade de que as pessoas fiquem em casa, já está fazendo algumas mudanças nas regras. 

A seguir, confira as principais informações e fique ligado para conseguir os seus benefícios sem maiores problemas. Saiba mais e entenda como é o uso desses dados especificamente. 

Como fazer Cadastro Único
Imagem: Divulgação

Cadastro Único Como Funciona

Primeiramente, como funciona o Cadastro Único? Essa é uma medida do Governo Federal que existe há um tempo. Por esse meio, a intenção é pagar um auxílio contra o coronavírus para trabalhadores informais e autônomos. Por isso muitas perguntas voltaram a surgir. 

O CadÚnico para Programas Sociais do Governo foi criado e é administrado pelo Ministério da Cidadania. As operações práticas são todas feitas pela Caixa Econômica Federal com a intenção de facilitar o acesso aos serviços. 

Resumidamente, para quem não saber o que é CadÚnico, essa é uma base de dados do Governo com informações de famílias de baixa renda. Esse serviço é usado para quem depende de programas sociais, principalmente. 

Existem muitos benefícios que exigem que as pessoas tenham o cadastro. Entre os principais estão:

  • Bolsa Família;
  • Carteira de Idoso;
  • Cartão Social;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC); entre outros.

Coronavírus – Como Suspender o Pagamento do Financiamento Imobiliário | CAIXA

Cadastro Único para Auxílio Governo

O ponto central neste momento é que é necessário o Cadastro Único para conseguir auxílio de 200 reais do Governo Federal. Por isso muitas pessoas estão querendo saber como funciona exatamente esse processo em um momento onde o coronavírus está em todo o país. 

Saiba mais sobre a Ajuda Mensal para Brasileiros!

Em geral quem pode fazer o CadÚnico é qualquer pessoa com renda mensal total de até 3 salários mínimos bem como pessoas que moram sozinhas ou em situação de rua. Mas as novas ações de auxílio mensal Governo de R$ 200,00 também exigem esse cadastro. 

Onde Fazer Cadastro Único

Mas afinal, onde fazer o Cadastro Único? Em uma situação normal, esse serviço deveria ser feito presencialmente sempre. O cidadão deveria ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou até a prefeitura mais próxima. 

Mas com as medidas de segurança para o coronavírus, muitas pessoas estão optando, de forma correta, pela quarentena. Essa é uma medida de contenção do alastramento do vírus e por isso muitos querem fazer o CadÚnico sem precisar sair. 

Fazer Cadastro Único Online

Por fim, é possível fazer Cadastro Único online? Até o momento isso não é possível. Por isso o Governo Federal está pensando em outras alternativas para quem realmente precisa do auxílio emergencial. 

Está sendo estudada a possibilidade de usar um site para fazer o CadÚnico, mas enquanto isso o Governo vai usar o número do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) como base de dados. 

É por isso que no último dia 19 de março foi confirmado que não vai precisar de CadÚnico para ganhar auxílio de 200 reais. Ou seja, autônomos e trabalhadores informais que realmente precisam, não devem se deslocar até uma unidade do CRAS!

Aguarde mais informações sobre o auxílio 200 reais do Governo para autônomos que devem ser lançadas em breve!

Receber o Auxílio Doença sem Fazer Perícia Médica – INSS libera serviço pela internet!

 

Leia Também