Como Fazer Álcool Gel Caseiro: Receita em caso de escassez no mercado!

Equipe de RedaçãoEquipe de Redação
Atualizado Hoje!

Aprenda a Fazer Álcool Gel em casa, caso fique escasso no mercado. Fórmula indicada pelo especialista e professor de fitoterapia da USP!

Saiba a melhor maneira de fazer o seu próprio álcool em casa, sem precisar gastar muito!

O mundo inteiro está passando por um momento sensível depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o novo Coronavírus (COVID-19) como uma pandemia. Por isso pode ser muito importante para você aprender como fazer álcool gel caseiro!

Mesmo com o pânico instaurado em algumas regiões, aqui no Brasil nós ainda podemos ficar tranquilos desde que não deixemos de seguir as regras básicas. E a principal delas é manter a mãos sempre higienizadas. 

A seguir, vamos trazer mais informações para que você saiba como fazer o seu álcool gel sem precisar ficar pagando altos valores em farmácias e supermercados. Confira e saiba como fazer o seu!

Como Fazer Álcool Gel Caseiro: confira a receita mais rápida e fácil!

Como fazer Álcool em Gel em casa

Antes de saber como fazer álcool em gel em casa é importante que você saiba porquê tantas pessoas estão procurando esse produto. Todo esse alvoroço é realmente necessário? Será que preciso de tanta precaução?

Primeiramente, todas as medidas que estão sendo recomendadas são de prevenção ao vírus. Ou seja, as ações de higiene e de etiqueta respiratória, por exemplo, surgem com a intenção não apenas de não adquirir a doença, mas de não espalhar ela. 

Uma pergunta comum que surge é: o coronavírus mata? Sim, já houveram diversos casos de morte em regiões de todo o globo, mas não no Brasil. Apesar de tudo, esse é um vírus de baixa letalidade, mas a expansão dele pode causar problemas em leitos de hospitais e atendimentos básicos. 

Por isso, estar com as mãos sempre lavadas e sabendo como usar álcool gel, pode facilitar ajudar não apenas você, mas o mundo todo.

Álcool em Gel Caseiro Funciona

Antes de mais nada, muitas pessoas perguntam se álcool em gel feito em casa funciona? Para responder isso precisamos levar em consideração alguns pontos que farão toda a diferença na compreensão de como fazer da melhor forma. 

O primeiro ponto é: evite misturar muitos produtos! Algumas receitas trazem diversos ingredientes com a intenção de deixar a experiência mais interessante (adicionar cor, etc.). No caso específico de prevenção contra o coronavírus, por exemplo, o ideal é manter a eficácia.

Ou seja, siga as dicas a seguir de um professor especialista. Evite muitos produtos e use sempre o álcool isopropílico com a maior porcentagem. O álcool gel caseiro funciona se você pensar em uma receita voltada apenas para o seu bem-estar.

Receita Álcool Gel Caseira

Em matéria para o jornal ‘Metrópole’, o naturopata Daniel Alan Costa (especialista e professor de fitoterapia na USP) indicou uma fórmula fácil e rápida. Você pode fazer em casa de maneira prática e sem ter problemas. 

Antes de mais nada, o que precisa para fazer álcool em gel:

  • Álcool isopropílico 90% (quanto maior a porcentagem, melhor a eficiência); 
  • Gel puro de aloe vera;
  • Óleos essenciais (encontrados em farmácias).

Mas e como fazer fazer álcool em gel para as mãos depois de ter os ingredientes? É só misturar dois terços (⅔) de xícara de álcool isopropílico com um terço (⅓) de xícara de aloe vera em gel puro. 

Depois disso você deve adicionar 10 gotas de óleo essencial que você escolheu. A recomendação do professor são os óleos de orégano, tomilho e tea tree por possuírem mais propriedades antibacterianas e antissépticas.

Lembrando que a utilização do álcool em gel não substitui a lavagem de mãos com água e sabão e as duas coisas tem funções diferentes!

 

Leia Também