Como fazer a inscrição no Fies?

Como fazer a inscrição no Fies? Acompanhe o artigo e confira todas as informações sobre como realizar a sua inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil!

Como fazer a inscrição no Fies? – Confira todos os detalhes sobre como fazer a sua inscrição para buscar um Financiamento Estudantil e ingressar no Ensino Superior!

Você já sabe o que vai fazer para alcançar os melhores espaços no mundo do trabalho nacional? Uma dica de muitos especialistas é ter cuidado com o seu currículo e, para isso, começar um curso de graduação pode ser ideal. Se você não possui condições de pagar mensalidades nesse momento, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma opção.

Esse é um dos principais programa na área de educação para quem quer começar a estudar e garantir uma maior valorização profissional. O Ministério da Educação (MEC) oferece vagas todos os anos através dessa ação específica.

Sabendo disso, selecionamos mais informações para quem quer inscrever-se. Saiba todos os detalhes e confira os prazos e como garantir um espaço interessante no mundo do trabalho futuramente. Confira!

Como fazer a inscrição no Fies?
Foto: Divulgação

Quem pode se inscrever no Fies

Quem pode se inscrever no Fies
Foto: Divulgação

Afinal, quem pode se inscrever no Fies? Muitas pessoas procuram informações sobre quais são os pré-requisitos para fazer parte dessa ação e conseguir ajuda no financiamento de bolsas de estudo dentro de uma universidade particular.

A inscrição Fies 2019 poderá ser feita por brasileiros que tenham conseguido atingir nota mínima de 450 pontos e maior do que zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É necessário ter feito a prova em uma das edições a partir de 2010.

Também é necessário estar dentro dos pré-requisitos socioeconômicos: os candidatos devem ter uma renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos para a modalidade Fies; já para o P-Fies é necessário ter uma renda mensal familiar per capita de até cinco salários mínimos.

Também é necessário querer fazer um curso em instituição de ensino que tenha uma avaliação positiva do MEC.

Como se inscrever no Fies

Como se inscrever no Fies
Foto: Divulgação

Mas então: como se inscrever no Fies? Muitas pessoas não sabem exatamente quais são os passos para garantir o financiamento. Por isso selecionamos todos os detalhes sobre como inscrever-se. Confira:

  • Passo 1: acesse o site do SisFies (em anexo no fim do texto) e dê todos os dados solicitados; depois disso receberá um e-mail para validação do cadastro;
  • Passo 2: os estudantes pré-selecionados devem acessar novamente a inscrição SisFies e, dentro de um prazo de cinco dias, confirmar o cadastro informando os detalhes do financiamento;
  • Passo 3: nesse momento é necessário validar as informações; o estudante deverá em dez dias fazer esse processo na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua instituição de ensino;
  • Passo 4: depois que as informações foram validadas normalmente, os alunos devem comparecer ao banco de contratação do financiamento estudantil dentro do prazo de dez dias – contados a partir do terceiro dia útil da validação da CPSA.

Para saber mais, acesse o site: http://sisfies.mec.gov.br/

Confira também qual é a diferença entre Sisu, Prouni e Fies!

 

Leia Também