Como se INSCREVER no SiSU 2023? Programa pode garantir a entrada em uma Universidade Federal

Se você fez o Enem 2022 e está se preparando para entrar na universidade, confira tudo sobre o Sisu e faça sua inscrição!

Anualmente, o Sisu recebe milhares de inscrições de alunos que acabaram de realizar o Enem e querem entrar em universidades públicas. Afinal, o programa é o único método que possibilita que jovens de todo o país tenham acesso ao ensino superior federal ou estadual.

Quer saber mais sobre como se inscrever, quando começam as inscrições e como usar a nota do Enem para entrar no curso dos sonhos? Então não perca as informações que separamos para você logo abaixo!

Com o término do Enem, muitos estudantes agoram parrasão para a próxima etapa: se inscrever no Sisu para concorrer a uma vaga na universidade.
Com o término do Enem, muitos estudantes agora passarão para a próxima etapa: se inscrever no Sisu para concorrer a uma vaga na universidade. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quando começam as inscrições para o Sisu?

A princípio, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a única oportunidade que os alunos que realizaram o Enem possuem de entrar em instituições de ensino públicas, sejam universidades (federais ou estaduais) ou mesmo institutos federais.

Geralmente, as inscrições para o programa abrem no ano seguinte à participação do Enem. Os resultados das provas do exame serão disponibilizados no dia 13 de fevereiro de 2023, sendo válido por até dois anos. Ou seja, se no ano  que vem você não conseguir entrar na faculdade, ainda é possível usar a mesma nota no ano seguinte.

Neste caso, o período de inscrições do Sisu começará no dia 7 de março e estará disponível até o dia 10 do mesmo mês. Nesse momento, os interessados poderão escolher dois cursos e até duas universidades diferentes para se candidatarem.

Inclusive, é possível escolher universidades dentro do estado em que os candidatos residem ou em qualquer outro lugar do país. Apesar disso, é importante ter em mente que as aulas são todas presenciais, portanto, quando isso acontece, os estudantes costumam se mudar para estudarem até completarem o curso.

Veja também: Qual a nota MÍNIMA do Enem 2022 para conseguir entrar em alguma universidade?

Quem pode se inscrever?

Ademais, qualquer pessoa que tenha realizado o Enem e não tenha zerado na redação tem a chance de participar do processo seletivo. Além disso, é importante não ter se marcado como treineiro na hora de realizar a prova. Fora isso, não há restrições de renda, por exemplo (como ocorre com o FIES e o ProUni), nem em quais instituições os alunos estudaram, como em escolas públicas ou privadas.

Vale destacar que até mesmo aqueles que já possuem diplomas em outras áreas podem prestar o Sisu com a nota do Enem novamente, pois o programa gera acesso às graduações.

Usando a nota do Enem para entrar na universidade

Por fim, para utilizar a nota do Enem para concorrer às vagas, basta acessar o site oficial do Acesso Único (https://bityli.com/Izjzho), por onde ocorre a seleção, escolher os cursos e aguardar até o último dia de disponibilidade.

Conforme os dias passam, as notas de corte (o mínimo para entrar em determinados cursos) pode ir aumentando, então os interessados devem acompanhar diariamente as mudanças para ver se continuam com as opções que escolheram ou se querem trocar por algo mais garantido. Boa sorte!

Veja também: Saiba TUDO sobre os programas que garantem ENTRADA em Universidades: SiSU, Fies e ProUni