Como evitar o cancelamento de benefícios? Cuidado com ESSES casos

Benefícios podem ser cancelados em situação específica.

Os benefícios sociais são de extrema importância para vários grupos de brasileiros. Sendo eles pagos pelo Governo Federal ou INSS, é importante mantê-los sempre em ordem. Isso porque muitos vivem apenas desses valores. 

Sendo assim, é necessário conhecer todas as regras do programa que participa. Esse é o único jeito de evitar que seu pagamento seja cancelado. Por esse motivo, hoje veremos alguns pontos importantes para evitar a perda do pagamento. 

Como evitar o cancelamento de benefícios? Cuidado com ESSES casos
Entenda a situação dos cancelamentos – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Benefícios do INSS

O Ministério do Trabalho e também da previdência anunciou uma nova revisão no INSS. Esse processo já está acontecendo e pode resultar em alguns cancelamentos. A medida disponibilizada no Diário Oficial da União busca confirmar informações. Assim, ficarão recebendo apenas as pessoas que realmente têm direito ao valor. 

O procedimento ficou conhecido como Revisão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, o processo acontece com a convocação das pessoas que recebem as quantias do órgão. 

Esses passos são importantes para confirmar todos os dados e informações dos segurados da autarquia. É necessário então manter este banco de informações sempre atualizado. Só assim é possível garantir que as famílias que são beneficiadas são aquelas que necessitam do dinheiro. 

Essa operação terá como foco as pessoas que recebem auxílio-doença, principalmente. Além de integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aposentados por invalidez. 

Esses auxílio foram escolhidos para serem observados pois poderão mudar em algum momento. Os motivos podem ser aumento de renda ou mesmo melhora na condição de saúde. Um exemplo seria uma pessoa doente que melhorou. Assim ela poderia voltar a trabalhar e receber o salário normalmente. 

Contudo, é importante entender que não serão apenas esses beneficiários que passarão pela vistoria. Aqueles que recebem outros tipos de valores também podem ser convocados para prestar esclarecimentos. Essa situação ocorre em caso de irregularidades. 

Saiba mais: Lista reúne 6 benefícios do Governo Federal disponíveis para todos os Brasileiros

Evitando o cancelamento 

As pessoas que recebem o benefício devem ficar atentas. Além disso, é importante se preparar para que não seja necessário ter o benefício cancelado. Assim, muitos não sabem que é possível evitar essa situação. 

A única maneira disso não acontecer é simples. Assim que o segurado for notificado pelo INSS, é importante responder logo. Quando for necessário, a pessoa deverá responder todas as perguntas de maneira sincera. Também é importante tomar cuidado com o prazo dado pelo Instituto. 

Ao comprovar que não tem problemas com seu cadastro e segue as regras do benefício, o valor é mantido. Porém, se for constatado que a pessoa não precisa mais, o pagamento é cancelado. 

No caso de ter dúvidas sobre a notificação, é possível reconhecê-la facilmente. Para isso, é importante estar atento. O contato pode ser feito por telefone, email ou SMS. Já as pessoas que possuem o aplicativo, também podem receber a mensagem por lá. 

Depois que ver a notícia, é importante correr. Isso porque o prazo costuma ser de 30 dias para comparecer no local. Lá é importante comprovar as informações que foram vistas como irregulares. Só desta maneira que a pessoa poderá continuar recebendo o benefício. 

Porém, é muito importante observar o contato que está acontecendo. Muitos criminosos podem se aproveitar do período para aplicar golpes nas vítimas. Por esse motivo, fique atento. 

Veja também: Dicas para AUMENTAR as chances de ter o pedido do INSS concedido: válido para benefícios e aposentadoria!