Como Estudar Para o Encceja 2017 – Apostilas, Videoaulas e Dicas



Como Estudar Para o Encceja 2017 – Apostilas, Videoaulas e Dicas

Saiba como garantir o certificado e terminar seus estudos de forma fácil e rápida, material oficial disponibilizado pelo Inep, confira!

Ainda não sabe como estudar para o Encceja? Muita calma! O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) pode ser apenas um pequeno obstáculo no momento de alcançar o seu certificado.

Além de ser o exame necessário para conclusão do ensino fundamental, a partir de 2017 o Encceja também deverá garantir o certificado de conclusão do ensino médio para quem não terminou os estudos na idade apropriada.

Como Estudar Para o Encceja 2017 - Apostilas, Videoaulas e Dicas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será mais responsável por essa certificação, portanto o Exame para Certificação de Competência volta a ser a principal maneira de finalizar seus estudos e, quem sabe, realizar o sonho de ingressar no ensino superior.

Como estudar para o Encceja?

Nem sempre é fácil saber por onde começar a estudar para o Encceja. Vamos selecionar, portanto, dicas que poderão lhe ajudar a organizar sua rotina e voltar o seu foco para o exame que poderá garantir um certificado.

 

ENCCEJA 2017-ENCCEJA - ENSINO MÉDIO-ENCCEJA - ENSINO FUNDAMENTAL--1245 pessoas já adquiriram estes materiais!--
ENCCEJA 2017
ENCCEJA – ENSINO MÉDIO
ENCCEJA – ENSINO FUNDAMENTAL
5.349 pessoas já adquiriram estes materiais!

 O que é Encceja? Quem pode fazer o Exame?

O que é Encceja?O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, conhecido como Encceja, é uma prova totalmente gratuita de participação voluntária que garante para jovens e adultos que moram no Brasil ou exterior oportunidades de finalizar os estudos.

Isso acontece através da avaliação de habilidades, competências e saberes destes cidadãos que, por algum motivo, não conseguiram finalizar toda a sua educação formal no tempo regular de sua faixa de idade.

Inscrições Encceja

Importante: ninguém é obrigado a fazer o Encceja! A participação no exame é totalmente voluntária e gratuita. Para fazer a inscrição Encceja 2017 é necessário, porém, ter idade mínima de 15 anos de idade (no dia da realização das provas) para interessados em certificação de nível Fundamental. Para conclusão de Ensino Médio essa idade aumenta para 18 anos.

Já foram divulgadas, inclusive, as datas Encceja 2017. São elas:

  • Inscrições Encceja: Encerradas, até o dia 18 de agosto;
  • Prova Encceja 2017: 22 de outubro, nos turnos da manhã e da tarde;
  • O que cai no Encceja 2017: segundo o próprio Inep, a prova seguirá as mesmas bases do Enem. O edital com todas as informações já está disponível no site do Inep!

Matérias do Encceja

Matérias do EnccejaAs matérias do Encceja* para obter certificado de ensino fundamental, possuem uma média mínima necessário de 100 pontos – levando em consideração que a escala de média vai de 60 até 180. São provas com 5 matérias básicas ligadas ao conhecimento que o aluno precisa possuir para ingressar no ensino médio.

As cinco matérias que caem no Encceja para ensino fundamental são:

  • Língua Portuguesa – Compreensão de texto; literatura e textos literários; gramática; línguas estrangeiras; entre outros.
  • Ciências – Ciência e Tecnologia; Planeta Terra e o Universo; Saúde como um direito; Conhecimento Científicos; entre outros.
  • História e Geografia – Cidadania e democracia; Movimentos Políticos; Organização das sociedades atualmente; entre outros.
  • Matemática – Estatísticas; Geometria; Proporcionalidade; Funções da Álgebra, e outros.

Confira tudo sobre o Encceja 2017!

Para garantir o certificado de Ensino Médio a base das provas – de acordo com os últimos exames ainda dados pelo Enem – são os conhecimentos:

  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – e uma proposta de Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Na página oficial do Inep: http://portal.inep.gov.br/materiais-para-estudo – Os materiais são compostos por volumes introdutórios, 4 volumes de orientações aos professores e 4 volumes de orientações aos estudantes (Ensino Fundamental).

 

Leia Também