Entenda como está o processo do 14º salário do INSS: ainda é possível receber?
Processo pode ser disponibilizado a partir de 2023
Devido a pandemia da Covid-19, os beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) tiveram a sua gratificação de natal adiantada no primeiro semestre deste ano. Dessa forma, uma proposta prevê a criação de um novo abono salarial.
O processo ainda está em andando e já passou pela Câmera dos Deputados. Continue acompanhando a matéria para entender como está o processo para que o 14º salário venha a ser aprovado ou não.

Saiba como está o processo do 14º salário do INSS
Nos últimos dois anos e também em 2022 o INSS antecipou o pagamento do 13º salário dos seus beneficiários. Devido a isso, muitas pessoas tem aguardado a liberação do 14º salário, que se encontra em análise no Congresso Nacional há algum tempo. A expectativa é de que ele possa ser liberado até o próximo ano.
O Projeto de Lei 4367/20 é de autoria do Deputado Pompeo Mattos, que teve como objetivo trazer uma alternativa para a crise causada pela pandemia. No ano em que foi apresentando, o texto previa o pagamento extra para os anos de 2020 e 2021, no entanto, mesmo após as datas já terem passado, ele segue em tramitação.
No ano de 2021, a proposta ganhou novos detalhes, que contavam com o público alvo e o valor que seria concedido. As medidas foram tomadas para que se facilitasse a aprovação do projeto no Congresso Nacional.
No entanto, o texto não contou com muitas novidades desde então, até o momento a PL só foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas ainda há esperança para que ocorra a liberação do benefício. Isso porque o presidente da Câmara dos Deputados retirou a pauta e fez com que fosse submetida à análise de uma Comissão Especial.
A proposta voltou para a estaca zero e passará por várias Comissões para que venha a ser aprovada ou não pelos deputados. O texto, então, ainda passará por uma longa etapa para que chegue a mão dos brasileiros.
Confira também: Prova de vida do INSS terá novas regras; mudanças começarão a valer em POUCOS DIAS
Quem poderá receber o 14º salário caso seja liberado?
Em caso de aprovação o novo abono salarial poderá beneficiar cerca de 30 milhões de segurados do INSS que recebem algum dos seguintes benefícios:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Salário maternidade;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão.
Contudo, os segurados que recebem o Benefício de Prestação Continuada e Renda Mensal Vitalícia ficarão de fora.
Além disso, o valor a ser pago pode ser de até dois salários mínimos, o valor concedido a cada beneficiário dependerá do valor pago através do INSS. A proporção funciona da seguinte forma:
- Quem recebe um salário mínimo terá direito ao benefício no mesmo valor, ou seja, o seu 14º salário irá equivaler ao piso nacional, que atualmente está em R$ 1.212;
- Quem recebe mais de um salário mínimo, que neste caso deve ser um salário mais um adicional que corresponderá à diferença entre o salário e o teto previdenciário, respeitando o limite de dois salários mínimos.
Veja mais: INSS vai finalmente LIBERAR o 13° SALÁRIO em poucos dias: veja se você recebe