Como entrar na faculdade tendo feito o Encceja 2022? Quais os requisitos?

Entenda como funciona a entrada em uma instituição de ensino depois de terminar os estudos com o Encceja!

O sonho de milhões de brasileiros e brasileiras hoje em dia é alcançar o certificado de ensino superior. A boa notícia é que é possível entrar na faculdade terminando os estudos com o Encceja

Saiba exatamente como funciona o exame de certificação. Confira como consultar os resultados e quem pode entrar em uma universidade usando o certificado disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC). Fique ligado e saiba como aproveitar!

Fazer faculdade com Encceja
Confira como você pode usar o certificado do Encceja para fazer uma faculdade (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

“Posso fazer faculdade com certificado do Encceja?”

A resposta é sim! Muitas pessoas ainda ficam com dúvidas sobre a validade da certificação de quem termina os estudos com esta prova.

Contudo, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é organizado pelo MEC. Mais especificamente, é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o órgão responsável pela prova. 

E o que isso quer dizer? Que a prova é válida em todo o território nacional, com o certificado podendo ser usado como qualquer outro de Ensino Médio válido pelo Ministério da Educação. 

Em outras palavras, é possível começar uma faculdade usando o Encceja normalmente. 

Veja também: Ministério da Educação já anunciou MILHARES de vagas para o SiSU 2023; garanta sua entrada no ensino superior!

Como entrar na faculdade usando o certificado do Encceja?

Todos os alunos que conseguiram as notas mínimas podem entrar na universidade usando o certificado do Encceja como qualquer outra pessoa. 

Isso quer dizer que apenas as notas do exame de certificação não são suficientes. Como qualquer outro ingressante, é necessário fazer também o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou então o vestibular próprio da instituição que deseja entrar. 

Isto é, os estudantes podem usar a entrada que acharem melhor:

  • Através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) usando as notas do Enem;
  • Usando o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); 
  • Pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); 
  • Através de vestibulares específicos de cada faculdade.

O uso da certificação do Encceja depende, é claro, do resultado do estudante na prova. Ou seja, é necessário ter atingido as notas mínimas em todas as disciplinas para conseguir o certificado de conclusão da prova. 

Resultado do Encceja 2022

Por fim, é importante lembrar que já está disponível o resultado das provas do Encceja 2022

Nesta quinta-feira (22) as notas foram divulgadas pelo Inep através do site oficial. Lembrando que esses resultados dizem respeito à edição da prova que aconteceu em 2022. 

Portanto, quem quer usar o certificado para fazer faculdade em 2023 precisa ter participado também da última edição do Enem. 

O passo a passo para consultar o resultado do Encceja é o seguinte:

  1. Acesse o site para a página do participante do Encceja em 2022: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial
  2. Aperte na primeira opção ‘Clique aqui para acompanhar…’; 
  3. Agora é só adicionar o seu CPF e depois senha cadastrada no Gov BR; 
  4. Na sua página do participante, no menu do lado esquerdo, é só escolher a opção e verificar os detalhes sobre os resultados. 

Veja também: SiSU, Prouni e Fies: confira o calendário dos principais programas do Ministério da Educação