Como entrar na Aeronáutica – Saiba tudo sobre a Força Aérea Brasileira!

Como entrar na Aeronáutica – Confira como ingressar e ter uma carreira na Força Aérea Brasileira!

Se você está pensando na melhor maneira de alcançar uma boa carreira profissional, fique atento! Saiba como mudar sua vida ingressando em uma das Forças Armadas Brasileiras! Confira todos os detalhes!

Como entrar na Aeronáutica – Você já pensou em mudar de patamar profissional? Se a sua resposta é sim, existem muitas opções, mas uma das principais continua sendo a carreira nas Forças Armadas Brasileiras. 

A Força Aérea Brasileira (FAB) pode ser a melhor maneira de encontrar um percurso profissional de longo prazo e com chances de boa remuneração, benefícios e estabilidade dentro de uma das grandes instituições do país. 

Sabendo disso, selecionamos mais informações sobre algumas das seleções que são disponibilizadas disponibilizadas pela instituição. Confira e saiba como ingressar na Aeronáutica e mudar definitivamente o seu caminho!

Como entrar na Aeronáutica
Foto: Divulgação

Como ingressar na Aeronáutica

Mas então, como ingressar na Aeronáutica? Qual é a melhor maneira de começar uma carreira nas Forças Armadas e como eu me encaixo melhor nessa instituição? Se você possui essas dúvidas, continue lendo para tirar suas dúvidas. 

Existem diversas formas de conseguir um espaço na Força Aérea Brasileira (FAB). Os interessados podem contar com diversos cursos de formação que poderão mudar sua vida profissional. São eles:

  • CFOAV (Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Aeronáutica): feito pela Academia da Força Aérea (AFA), esse curso possui uma duração total de quatro anos e é necessário que os interessados em ingressar façam uma prova de português, física, redação, matemática e inglês; 
  • CFOINF (Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica): esse curso também é ofertado pela AFA e possui uma duração de quatro anos com processo seletivo equivalente ao anterior; neste caso, porém, o curso é voltado apenas para homens; 
  • CFOINT (Curso de Formação de Oficiais Intendentes da Aeronáutica): com duração de quatro anos, esse processo é voltado para mulheres e homens com idades entre 18 e 23 anos; 
  • CFS (Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica): esse curso possui dois anos de duração e é feito pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR); os candidatos devem fazer provas de matemática, inglês, física e português; 
  • ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica): essa escola oferece graduações nas áreas de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Civil-Aeronáutica e Engenharia Aeroespacial. 

Cursos para entrar na FAB

A duração dos Cursos para entrar na FAB são de cinco anos e é necessário participar de provas de áreas como português, física, inglês, matemática e química. As vagas são divididas, geralmente, por categorias privativas (voltadas para quem quer seguir carreira militar) e ordinárias (para quem pretende cursar apenas o ITA). 

De acordo com a Força Aérea Brasileira, em 2018, foram um total de 2.496 candidatos que ingressaram na instituição (sem contar alunos do ITA). Apenas 290 desistiram de algum dos cursos. 

Os interessados em saber mais podem acessar o site da FAB:

http://www.fab.mil.br/index.php

 

Leia Também