Como EMITIR o Cartão Cidadão: Veja a importância dele para ter acesso aos BENEFÍCIOS do Governo

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Como EMITIR o Cartão Cidadão – Entenda como você pode solicitar o cartão que é porta de entrada para receber Auxílios e Benefícios do Governo Federal!

Muitas pessoas estão querendo saber como emitir o Cartão Cidadão. Para quem não sabe, esse pode ser o primeiro passo para conseguir obter alguns dos principais programas e benefícios ligados ao Governo Federal. 

Esse tipo de documento foi disponibilizado justamente para ajudar no acesso aos valores disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. Por isso é importante saber como retirar ele e como usar essa novidade. 

A seguir vamos trazer todas as informações que você precisa para fazer a solicitação do cartão. Entenda e saiba quem pode fazer e como pode ser feita a emissão desse documento. 

Como EMITIR o Cartão Cidadão
Imagem: Divulgação

Cartão Cidadão para que serve

Antes de mais nada, para que serve o Cartão Cidadão? O objetivo deste documento é facilitar o acesso a serviços ligados a benefícios trabalhistas e sociais. O próprio Governo Federal criou esse sistema para facilitar o acesso de milhões de pessoas. 

Vinculado à Caixa Econômica Federal, o cartão sempre fica vinculado em uma conta no banco para os beneficiários. Entre os principais serviços do Cartão Cidadão estão pagamentos como:

  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); 
  • Seguro-Desemprego; 
  • Abono salarial; entre outros. 

Muitas pessoas não sabem, mas o acesso a direitos trabalhistas como PIS/Pasep também podem ser feitos com o documento. 

Quem pode fazer Cartão Cidadão

E quem pode fazer um cartão Cidadão? Segundo a próprio Caixa Econômica, o principal público alvo deste documento são os beneficiários que possuem benefícios trabalhistas disponíveis (ou auxílios sociais) mas ainda NÃO possuem conta na Caixa. 

Ainda assim, o cartão pode ser feito e usado em diferentes canais de pagamento (que são autorizados pelo banco). No caso específico de trabalhadores que possuem conta na Caixa, o benefício pode ser sempre disponibilizado na conta diretamente. 

Ou seja, quem já tem conta na Caixa, não precisa fazer Cartão Cidadão

Como solicitar Cartão Cidadão

E como solicitar o Cartão Cidadão? Vale a pena? É importante destacar que você só precisa emitir o documento caso tenha algum benefício trabalhista ou social disponível e NÃO tenha conta na Caixa Econômica Federal. 

Quem quer emitir o Cartão Cidadão pode seguir alguns dos passos simples:

  • Entrar em contato com QUALQUER agência da Caixa; 
  • Ligar para o número 0800 726 0207 para fazer a solicitação do Cartão Cidadão
  • Para facilitar o processo, os trabalhadores podem ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS), CPF e RG; 
  • A retirada do cartão pode ser feita em qualquer agência. 

Para criar ou recuperar senha do Cartão Cidadão é possível ir até terminais de autoatendimento e agências. O uso do cartão pode ser feito em correspondentes Caixa Aqui, Lotéricas e unidades ligadas aos bancos. 

Cartão LIBERADO! Benefício de R$ 250,00 mensais para famílias de baixa renda: Veja como SOLICITAR

 

Leia Também