Como Emitir COMPROVANTE da Inscrição no CADASTRO ÚNICO: Programas Sociais do Governo Federal!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Como Emitir COMPROVANTE da Inscrição no CADASTRO ÚNICO – Confira a seguir mais detalhes sobre a comprovação do seu CadÚnico!

Em todas as regiões do Brasil são milhões de brasileiros passando por um período complicado. É por isso que muitos estão procurando programas sociais do Governo e precisam saber como emitir o comprovante da Inscrição no Cadastro Único

Para quem ainda não conhece, esse cadastro é feito em todo o país para facilitar os governos estaduais, municipais e Federal na verificação de renda e condições sociais dos cidadãos. Muitos programas exigem a inscrição comprovada nesse sistema. 

É por isso que a seguir vamos falar um pouco mais sobre como você pode mostrar que está no CadÚnico. Fique ligado e confira mais detalhes para conseguir fazer isso sem precisar sair de casa e ter mais preocupações.

Como Emitir COMPROVANTE da Inscrição no CADASTRO ÚNICO
Imagem: Divulgação

Quem pode emitir inscrição CadÚnico

Primeiramente, quem pode emitir a inscrição no CadÚnico? Esse serviço está disponível exclusivamente para quem já possui o cadastro nesse serviço do Governo Federal. É importante lembrar isso porque muitas pessoas não sabem que já estão inscritas. 

Mas e quem pode se inscrever no Cadastro Único? Qualquer cidadão brasileiro pode registrar os seus dados na plataforma desde que vá até uma unidade regional que oferece esse serviço – como os CRAS, por exemplo. 

Neste momento de pandemia do novo coronavírus muitas regiões estão disponibilizando serviços de atualização e comprovação de dados pelo telefone. Isso acontece para que as pessoas possam preservar sua saúde sem sair de casa. 

Como saber se estou no CadÚnico?

Mesmo que aberto para toda a população os principais públicos-alvo são pessoas em situação vulnerável: extrema-pobreza e pobreza. Isso porque o cadastro é usado para criar e manter novos programas sociais. 

Como funciona Emissão de Comprovante CadÚnico

Mas e como funciona a emissão de comprovante do CadÚnico? É a partir deste serviço que os cidadãos poderão ter em mãos um documento comprovando que estão inscritos nesse programa. 

A emissão é feita de três maneiras diferentes: 

  • Pela internet; 
  • Presencialmente; 
  • Através do aplicativo. 

É importante saber disso já que o Cadastro Único criado pelo Governo Federal, como dito anteriormente, é forma de acesso para diferentes programas sociais. Com o comprovante é possível obter informações de até 45 dias antes da data de solicitação do documento. 

Mas e o que tem no comprovante do CadÚnico

  • Datas específicas de cadastramento; 
  • Detalhes sobre a última atualização cadastral; 
  • Outros dados: nome completo, data de nascimento, número do NIS de integrantes da família; 
  • Informações sobre o Responsável Familiar (RF) e relações de parentesco com a unidade familiar. 

Como solicitar comprovante de inscrição CadÚnico

Por fim, como solicitar o comprovante de inscrição do Cadastro Único? Como já foi informado neste mesmo texto, existem diferentes maneiras de fazer esse pedido. É possível fazer isso a distância ou de forma presencial. 

O passo a passo para emitir o comprovante do CadÚnico sem sair de casa é:

  • Você pode usar a página da internet do Cadastro Único ou o aplicativo: procure por Meu CadÚnico;
  • Vá preenchendo os dados e informações solicitadas em cada campo; 
  • Se houver algum erro, releia as informações para garantir que elas estão de acordo com o seu cadastro; 
  • Os documentos para emitir comprovante do CadÚnico são: nome completo, datas de nascimento, nome da mãe, município e estado onde realizou a inscrição; 
  • Pronto! Com as informações corretas você retira o documento na hora. 

Para pedir o comprovante do Cadastro Único pessoalmente é necessário buscar o local na sua região responsável por isso. Se você não sabe onde é, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de você. Em vários municípios o próprio centro faz o cadastramento e, portanto, emite o documento. 

Para saber onde é o CRAS mais perto de você, acesse o site: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/

Cadastro Único libera 24 Benefícios aos Brasileiros em 2020: Confira todos os Auxílios que você pode receber!

 

Leia Também