Como Emitir COMPROVANTE da Inscrição no CADASTRO ÚNICO – Confira a seguir mais detalhes sobre a comprovação do seu CadÚnico!
Em todas as regiões do Brasil são milhões de brasileiros passando por um período complicado. É por isso que muitos estão procurando programas sociais do Governo e precisam saber como emitir o comprovante da Inscrição no Cadastro Único.
Para quem ainda não conhece, esse cadastro é feito em todo o país para facilitar os governos estaduais, municipais e Federal na verificação de renda e condições sociais dos cidadãos. Muitos programas exigem a inscrição comprovada nesse sistema.
É por isso que a seguir vamos falar um pouco mais sobre como você pode mostrar que está no CadÚnico. Fique ligado e confira mais detalhes para conseguir fazer isso sem precisar sair de casa e ter mais preocupações.

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Quem pode emitir inscrição CadÚnico
Primeiramente, quem pode emitir a inscrição no CadÚnico? Esse serviço está disponível exclusivamente para quem já possui o cadastro nesse serviço do Governo Federal. É importante lembrar isso porque muitas pessoas não sabem que já estão inscritas.
Mas e quem pode se inscrever no Cadastro Único? Qualquer cidadão brasileiro pode registrar os seus dados na plataforma desde que vá até uma unidade regional que oferece esse serviço – como os CRAS, por exemplo.
Neste momento de pandemia do novo coronavírus muitas regiões estão disponibilizando serviços de atualização e comprovação de dados pelo telefone. Isso acontece para que as pessoas possam preservar sua saúde sem sair de casa.
Como saber se estou no CadÚnico?
Mesmo que aberto para toda a população os principais públicos-alvo são pessoas em situação vulnerável: extrema-pobreza e pobreza. Isso porque o cadastro é usado para criar e manter novos programas sociais.
Como funciona Emissão de Comprovante CadÚnico
Mas e como funciona a emissão de comprovante do CadÚnico? É a partir deste serviço que os cidadãos poderão ter em mãos um documento comprovando que estão inscritos nesse programa.
A emissão é feita de três maneiras diferentes:
- Pela internet;
- Presencialmente;
- Através do aplicativo.
É importante saber disso já que o Cadastro Único criado pelo Governo Federal, como dito anteriormente, é forma de acesso para diferentes programas sociais. Com o comprovante é possível obter informações de até 45 dias antes da data de solicitação do documento.
Mas e o que tem no comprovante do CadÚnico?
- Datas específicas de cadastramento;
- Detalhes sobre a última atualização cadastral;
- Outros dados: nome completo, data de nascimento, número do NIS de integrantes da família;
- Informações sobre o Responsável Familiar (RF) e relações de parentesco com a unidade familiar.
Como solicitar comprovante de inscrição CadÚnico
Por fim, como solicitar o comprovante de inscrição do Cadastro Único? Como já foi informado neste mesmo texto, existem diferentes maneiras de fazer esse pedido. É possível fazer isso a distância ou de forma presencial.
O passo a passo para emitir o comprovante do CadÚnico sem sair de casa é:
- Você pode usar a página da internet do Cadastro Único ou o aplicativo: procure por Meu CadÚnico;
- Vá preenchendo os dados e informações solicitadas em cada campo;
- Se houver algum erro, releia as informações para garantir que elas estão de acordo com o seu cadastro;
- Os documentos para emitir comprovante do CadÚnico são: nome completo, datas de nascimento, nome da mãe, município e estado onde realizou a inscrição;
- Pronto! Com as informações corretas você retira o documento na hora.
Para pedir o comprovante do Cadastro Único pessoalmente é necessário buscar o local na sua região responsável por isso. Se você não sabe onde é, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de você. Em vários municípios o próprio centro faz o cadastramento e, portanto, emite o documento.
Para saber onde é o CRAS mais perto de você, acesse o site: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/