Como descobrir se um curso possui o reconhecimento do MEC?

Como descobrir se um curso possui o reconhecimento do MEC? – Veja como descobrir se o curso é ou não validado pelo Ministério da Educação (MEC)!

Como descobrir se um curso possui o reconhecimento do MEC? – É de grande importância na hora de uma entrevista de emprego que o candidato possua um curso aceito e validado pelo MEC!

Fique sabendo se o curso que você está disposto a realizar é aceito pelo MEC e fique certo de que seu diploma valerá em todo o Brasil. Para que o diploma de nível superior possua validade, a instituição de ensino necessita possui o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para ofertar o curso.

Todo mundo que possui a ideia de iniciar sua vida universitária e obter um diploma de nível superior precisa estar bem informado sobre essa questão. Veja maiores detalhes sobre o funcionamento do reconhecimento do MEC para começar sua carreira do  melhor modo possível.

Como descobrir se um curso é reconhecido pelo MEC?
Foto: Divulgação

Valor do curso ser reconhecido pelo MEC

O valor do curso ser reconhecido pelo MEC é que o seu aval é a certeza de que sua graduação terá valor oficial em todo o país e vai ser aceito no mercado de trabalho. Devido a isso é muito importante saber se o curso que você vai realizar é avalizado.

Foto: Divulgação Valor do curso ser reconhecido pelo MEC
Foto: DIvulgação

O diploma que é aceito pelo MEC dá diversas oportunidades, e com ele a pessoas pode efetuar o seu registro no Conselho Regional da sua profissão, essa medida é necessária legalmente para que o profissional formado tenha o direito de exercer seu trabalho, como Medicina, Engenharia, Enfermagem, Direito e muitas outras. Com o diploma certificado pelo MEC o profissional também está apto para prestar concursos públicos que precisam de nível superior. É outra ótima possibilidade que se abre para a pessoa formada.

E ainda, além disso, o mercado de trabalho faz sua própria triagem de acordo com os currículos dos candidatos, portanto, a faculdade tem um peso muito grande para encontrar uma boa vaga de emprego. Uma faculdade e um curso credenciado e bem conceituados pelo MEC deixam muito maior a chance de obter aquela vaga tão desejada.

Ter certeza que um curso é reconhecido pelo MEC

Para Ter certeza que um curso é reconhecido pelo MEC o candidato pode buscar as informações sobre isso na internet. Mas a fonte mais confiável para obter esse site é o e-MEC. Onde você realiza uma consulta pública gratuita. Veja abaixo um passo a passo de como fazer essa pesquisa:

  • Ter certeza que um curso é reconhecido pelo MEC
    Foto: Divulgação

    – Vá até a página do e-MEC: https://emec.mec.gov.br/

  • – Escolha a aba “Consulta Avançada”.
  • – EM cima, clique em “Buscar por”, selecione a opção “Instituição de Ensino Superior”.
  • – A abaixo, “Nome ou Sigla da Instituição”, digite o nome da faculdade ou universidade sobre a qual você quer se informar.
  • – Coloque o  seu estado e a cidade, se quiser. Os próximos são opcionais.
    Em “Situação”, escolha a opção “Ativa”.
  • – Coloque o código de verificação no campo correspondente e Pesquise.

Este processo pode ser feito com todos os cursos. Basta começar o preenchimento a parte superior escolhendo a opção Curso de Graduação.

Veja como se inscrever no Concurso FAB 2019!

 

Leia Também