Como dar entrada no benefício do INSS por incapacidade temporária
Entenda como funciona o processo de entrada para receber o pagamento por incapacidade temporária!
Hoje em dia a estabilidade no mercado de trabalho é muito difícil de ser alcançada. Por isso, quem passa por uma situação complicada no trabalho – como um acidente, por exemplo – está optando por garantir seus benefícios assim que possível. E esse é um direito de muitas pessoas.
A seguir, confira exatamente como dar entrada no benefício do INSS por incapacidade temporária e saiba como isso funciona através do Instituto Nacional do Seguro Social. Saiba todos os detalhes.

Pedido do benefício por incapacidade temporária
Antes de mais nada, é importante ressaltar que estamos falando do que antes era chamado de auxílio-doença.
Com a Reforma recente, o serviço passou a se chamar de benefício por incapacidade temporária. A boa notícia, contudo, é que agora os trabalhadores podem fazer o pedido desses pagamentos sem passar por perícia.
Ainda assim, é importante ficar atento: essa opção está disponível em localidades que possuem um tempo de espera para realizar o exame pericial maior do que 30 dias.
O pedido do benefício por incapacidade temporária por análise documental é uma opção inclusive para quem já tem perícia marcada. Ou seja, quem está com uma data definida pode trocar o tipo de pedido.
Veja também: Benefício negado? Robô do INSS pode ser o responsável; saiba o que fazer
Solicitação do benefício por incapacidade temporária a distância
De acordo com matéria do portal g1, é possível fazer o pedido dos pagamentos por incapacidade temporária pela internet através do Meu INSS.
Para isso, os interessados só precisam procurar por ‘Auxílio por incapacidade temporária – Análise Documental – AIT’ no portal oficial do INSS (https://meu.inss.gov.br/#/login) – ou pelo aplicativo.
Importante: quem fizer esse tipo de solicitação com a perícia já marcada, terá o cancelamento automático do encontro agendado. Contudo, a data de entrada do requerimento segue a mesma.
De acordo com o g1, quando não é possível a concessão do benefício por meio de análise documental apenas, é facultado ao solicitante a opção de agendar um exame médico-pericial.
Como pedir o benefício do INSS em 2022
Finalmente, vamos ao que interessa. Quem quer tentar pedir o pagamento sem a perícia pode fazer isso normalmente usando apenas a internet – de preferência por computador para facilitar o envio da documentação.
Confira, portanto, o passo a passo para pedir o benefício por incapacidade temporária do INSS:
- Acesse o site do Meu INSS (citado anteriormente) ou baixe o aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&hl=pt_BR&gl=US;
- Faça o login com CPF e senha usando o Gov BR;
- Agora procure a opção ‘Agendar perícia’;
- Selecione ‘Perícia inicial’;
- Se você possui os documentos médicos de acordo com as orientações e quer o atendimento à distância, clique em ‘Sim’ e depois em ‘Continuar’;
- Agora é só acompanhar o pedido pelo próprio Meu INSS.
Por fim, é importante lembrar que os benefícios por meio de análise de atestado não podem durar mais do que três meses (90 dias). Isto é, é possível pedir um afastamento total de 90 dias ou vários que, somados, dão esse período.
Veja também: Nova remessa de PAGAMENTOS do INSS; veja se você já pode sacar