Como verificar o bloqueio do Bolsa Família em dezembro

Entendendo os bloqueios do Bolsa Família e como consultar a situação atual!

Diante das recentes mudanças no programa Bolsa Família, muitos beneficiários se encontram em uma situação incerta. Muita gente ainda não sabe se realmente vai continuar recebendo os depósitos mensais ou não.

A dúvida se intensificou depois do anúncio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) de novos bloqueios previstos para dezembro. Dito isso, para aqueles que forem afetados, é importante saber como verificar o status do cadastro bloqueado e entender as razões por trás dessas interrupções. Este artigo fornecerá um guia prático sobre como os segurados podem conferir tudo isso.

Consultar Bolsa Família
Saiba como consultar a situação do Bolsa Família bloqueado em dezembro (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Bloqueio do Bolsa Família em dezembro

A possibilidade de bloqueio do programa pode causar ansiedade e preocupação entre os beneficiários. E isso pode acontecer principalmente porque isso representa uma fonte vital de suporte financeiro de muitas famílias.

Por isso, uma questão importante é que quando um beneficiário do Bolsa Família enfrenta um bloqueio em seu benefício, o MDS envia uma notificação por meio do aplicativo do programa.

Essa mensagem informa sobre o bloqueio e solicita a atualização das informações no Cadastro Único. Isto é, os beneficiários que estão com o app podem verificar todos os detalhes rapidamente no celular.

Além disso, os beneficiários podem verificar a situação de seu cadastro através de outras opções como o próprio aplicativo do Caixa Tem, que costuma liberar os valores dos repasses.

Veja também: Bolsa Família: notícia INACREDITÁVEL para os titulares, confira

Por que estão acontecendo bloqueios do Bolsa Família?

Para quem não lembra, o MDS retomou a cobrança das regras condicionais do Bolsa Família em março deste ano.

Desde então, muitas famílias que não cumprem as exigências podem ter o repasse interrompido por até dois meses (60 dias).

O principal motivo de bloqueio são as exigências que incluem manter a frequência escolar mínima das crianças e adolescentes; acompanhamento nutricional das crianças até 6 anos; manutenção da carteira de vacinação atualizada; e acompanhamento pré-natal para gestantes.

Quem não fizer uma das ações acima pode ter o benefício bloqueado temporariamente. E quem não atualizar as informações pode perder os pagamentos definitivamente.

Como consultar bloqueios do Bolsa Família em dezembro

Finalmente, vamos trazer os principais passos para quem está ansioso para saber qual é a sua situação.

Como dito anteriormente, o primeiro é baixar o app oficial do Bolsa Família (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.bolsafamilia&hl=pt_BR&gl=BR). A partir daí, os beneficiários podem conferir todos os detalhes.

Quem preferir, contudo, pode usar o telefone. Existem várias opções disponíveis: o número 111 do Bolsa Família, o 121 do MDS, a Caixa Cidadão no 0800 726 0207, a Ouvidoria no 0800 725 7474.

É importante notar que as chamadas para o Bolsa Família e para o MDS podem ter custos associados, enquanto as ligações para números iniciados por 0800 são gratuitas.

Por fim, é importante lembrar que todas as dúvidas podem ser sanadas rapidamente através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. É só ir na unidade com a documentação do titular em mãos – e o próprio beneficiário, claro – para tirar as dúvidas.

Caso o bloqueio esteja confirmado, é possível rever as informações e atualizar para voltar a receber – com retroativo.

Veja também: Calendário Bolsa Família dezembro 2023: Datas de Pagamento com Critérios de Recebimento!