Saiba como conseguir um EMPREGO no EXTERIOR sem sair do Brasil
Poucas pessoas sabem, mas é possível conseguir um emprego no exterior sem sair do Brasil. Confira todas as estratégias.
Muitos possuem a visão equivocada que para conseguir um emprego no exterior, é necessário se mudar e tentar a sorte no novo país. Mas não é mais assim que funciona. Com a chegada da internet, é possível participar de processos seletivos para vagas internacionais. Além do mais, o brasileiro consegue regularizar sua documentação aqui, antes de fazer a mudança. Confira sete dicas para conseguir uma oportunidade no exterior.

É sua chance de conseguir emprego no exterior! Confira essas dicas
Transferência
Caso você atue em uma multinacional, pode pedir transferência para outro país. Muitas empresas permitem que o colaborador realize esse tipo de ‘intercâmbio’. Nesse sentido, o funcionário já conhece a cultura da empresa. Nem todos os lugares oferecem tal possibilidade. É necessário se consultar com o departamento de recursos humanos.
Serviços de recrutamento
Uma das formas de conseguir um emprego no exterior é por meio de agências internacionais de recrutamento. Por meio delas, o colaborador consegue desenvolver uma carreira internacional. Para ter mais chances de conseguir um trabalho, é necessário destacar o currículo e ser reconhecido no mercado de trabalho internacional.
Sites de anúncios
Esta é uma das formas mais conhecidas de conseguir emprego e também pode ser usada para oportunidades no exterior. Afinal de contas, existem empresas internacionais que anunciam em sites brasileiros. Países como Alemanha e Canadá, por exemplo, sempre buscam por novos profissionais.
Inglês
Mesmo que o seu destino não seja os Estados Unidos, ou qualquer outro país de língua inglesa, é necessário saber falar o idioma. Na verdade, até para vagas nacionais o inglês é muito requisitado.
Veja também: Aprenda a consultar a sua carteira de trabalho através do CPF: passo a passo simples
Continue lendo para conferir as outras dicas
Cursos internacionais
Atualmente, existem diversas instituições que oferecem cursos pela modalidade EAD (Educação à Distância). Ter um curso internacional no currículo indica que o candidato está aberto para oportunidades de emprego no exterior. Vale a pena investir em algo da área de atuação, ou até mesmo em um curso de idiomas para aumentar as chances de conseguir o trabalho.
Leis trabalhistas locais
Este é um dos passos mais importantes para quem deseja conseguir um emprego no exterior. Nem todos os países possuem modelos como o da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). É necessário pesquisar informações como salário mínimo, direitos, férias, entre outros. Assim, o imigrante não é pego de surpresa quando chegar no novo país.
Outro pesquisa que deve ser feita é em relação aos salários praticados na área de atuação. É comum que os trabalhadores acabem aceitando propostas com salários menores, por falta de conhecimento. Portanto, o recomendado é pesquisar sobre a cultura de trabalho local.
Programas governamentais
Por fim, a última dica. Existem uma série de países desesperados por mão de obra. Então, os governos locais acabam criando programas que incentivam o recrutamento de profissionais estrangeiros. Em muitas vezes, o trabalhador pode ter facilidades para conseguir o visto e até mesmo direito a auxílios governamentais.
Veja também: Quem é o novo técnico da seleção brasileira de futebol? Primeira convocação SURPREENDEU