Veja como conseguir DESCONTO na conta de energia: governo Lula mantém benefício

Brasileiros de baixa renda podem conseguir isenção ou descontos na conta de energia elétrica. Veja como ter acesso ao benefício!

Na quarta-feira (18/01), Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, se reuniu com Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, para conversar sobre inclusão energética. Dentre as pautas, o programa Luz Para Todos, que garante descontos na conta de energia, foi mencionado.

Quer saber mais sobre o projeto, quem pode participar e quando ele deve começar? Então continue acompanhando a matéria abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o tema!

Brasileiros poderão ter acesso a descontos na conta de energia muito em breve. Entenda como funciona o Luz Para Todos!
Brasileiros poderão ter acesso a descontos na conta de energia muito em breve. Entenda como funciona o Luz Para Todos! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Brasileiros poderão garantir descontos na conta de luz

Após a reunião, Dias afirmou que os ministérios estão planejando uma estratégia para levar ao presidente Lula (PT) o “casamento” dos investimentos dos órgãos com a parte social. Dessa forma, as equipes trabalharão juntas para chegarem ao objetivo em comum, que é de fazer o Luz Para Todos funcionar. Segundo o ministro, cerca de 450 mil famílias precisam do programa neste momento.

Ainda, o ministro Silveira concluiu que a busca pelo resultado esperado pelo presidente é grande, que é justamente o de proporcionar inclusão social, combater a desigualdade e melhorar a vida dos brasileiros, acabando com a miséria e a fome. Além das afirmações, houve informações de que as pastas de Direitos Humanos, dos Povos Indígenas e do Desenvolvimento Agrário devem ser incluídas neste projeto.

Por último, os ministros ainda informaram que outras formas de energia também devem ser analisadas, especialmente a eólica e a solar. Isso porque os ministérios consideram de suma importância entender como funciona o investimento na área de energia de acordo com cada modalidade.

Veja também: Bolsa Família depositou parcela INFERIOR a R$ 600,00? Entenda o MOTIVO!

Luz Para Todos foi anunciado no começo do ano

Vale lembrar que, no dia 02 de janeiro, durante a cerimônia de posse do ministro Alexandre Silveira, além da implementação do programa, houve informações sobre a redução que as contas de energia devem passar em breve. De acordo com Silveira, neste primeiro momento este é o foco principal do Ministério de Minas e Energia.

No discurso, ele enfatizou que é necessário acabar com a miséria elétrica e, para isso, é necessário universalizar o acesso à energia. Por esse motivo, a pasta está empenhada em concluir em breve o projeto Luz Para Todos, que deve contar com energia mais barata, limpa e estável para todas as localidades do país.

Por fim, o ministro ainda citou a necessidade do trabalho em equipe das demais pastas, reforçando que a pesquisa, os representantes e os produtores precisam agir lado a lado em prol da população. Vale lembrar que, atualmente, os inscritos no CadÚnico podem contar com a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) que garante descontos ou isenção da conta de luz para algumas famílias.

Entretanto, o Luz Para Todos deve funcionar de uma maneira diferente, mas ainda utilizando o Cadastro Único como base para acessar famílias que necessitam de auxílio para arcar com a conta de energia, que costuma ser uma das que mais pesa no bolso dos brasileiros.

Veja também: Bolsa Família vai recadastrar grupo de beneficiários: saiba TUDO