Como cancelar um Pix: Passo a passo para o cancelamento

Atualizado Hoje!

Como cancelar um Pix: Entenda como funciona o cancelamento de uma transferência ou pagamento por Pix!

O Pix chegou para facilitar a vida de todos os brasileiros que costumam fazer transferências de valores online. Esse meio de pagamento eletrônico foi lançado no fim de 2020 e cresce cada vez mais em número de usuários no país. 

O problema é que, por não exigir um grande número de dados (apenas uma chave), o número de transferências erradas cresceu muito. Por isso muitas pessoas querem saber agora como cancelar um Pix e obter os valores de volta. 

Como cancelar um Pix
Imagem: ADRIANA TOFFETTI/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO/DIVULGAÇÃO

Como cancelar Pix que já foi enviado

Vamos começar pela principal dúvida neste momento: afinal, como cancelar um Pix que já foi enviado? Essa pergunta está sendo repetida principalmente por pessoas que começaram a usar o serviço agora e erraram os dados de envio. 

Para explicar com todos os detalhes, é importante lembrar que estamos falando de um tipo de pagamento. Justamente por ser um meio ligado ao Banco Central e instituições financeiras, os detalhes sobre as transações são muito parecidos. 

O que isso quer dizer? Que assim como DOC ou TED, o Pix transfere dinheiro de uma conta (ou pessoa física) para outra. Isto é, depois que foi confirmado o Pix você não pode voltar atrás. Mas muita calma que existe um passo a passo que vai ajudar. 

Passo a passo para cancelar Pix

Embora muitas pessoas procurem um passo a passo para cancelar o Pix, é possível apenas reaver os valores que foram transferidos. Isso é feito da mesma forma que deve ser feito com outro tipo de pagamento eletrônico. 

Confira o que fazer depois de transferir um Pix errado:

  1. O primeiro passo é entrar em contato com a sua instituição financeira; 
  2. Importante: você deve entrar em contato com seu gerente ou com a instituição que é responsável pelo seu Pix (seja ele fintech ou banco); 
  3. A recomendação é fazer isso o quanto antes (já que altos valores podem demorar um pouco mais para a transação completa); 
  4. Se o valor já saiu da sua conta é necessário solicitar estorno do Pix para a sua instituição financeira; 
  5. Nesse caso, em geral, o seu banco vai entrar em contato com o Provedor de Serviço de Pagamento (PSP) que você enviou o dinheiro; 
  6. O PSP da pessoa que recebeu o valor entra em contato com ela e ela faz a devolução do valor que será estornado para você. 

Outra opção – a forma mais fácil de resolver o problema de Pix errado – é entrar em contato direto com a pessoa que você enviou o valor errado. Pelo extrato é possível ver o nome do beneficiário e o destinatário pode fazer a devolução do Pix rapidamente (sem nenhuma taxa). 

Pix em processamento Como resolver

Por fim, outro problema que muitas pessoas relatam é a demora em fazer esse tipo de transferência. Esse tipo de erro surge acompanhado da mensagem ‘Pix em processamento’. Mas o que isso quer dizer?

De acordo com matéria do blog do Nubank, esse é um erro no sistema, uma instabilidade momentânea. Como estamos falando de um pagamento eletrônico é possível que haja algum tipo de problema deste tipo. 

Em geral, o Pix em processamento Caixa (ou outro banco) significa um grande número de usuários ativos. Com isso acontece essa falta de estabilidade nos aplicativos das instituições. 

Mas e como resolver o Pix em processamento? Especialistas dão a seguinte recomendação:

  1. Feche o aplicativo, desligue e ligue novamente a conexão com a internet e abra o app novamente;  
  2. Caso não funcione, desligue a internet Wi-fi, reinicie o celular e use sua internet de dados móveis; 
  3. Se o problema continuar, aguarde algumas horas para conferir se a instabilidade não é momentânea; 
  4. Em casos de erro no processamento do Pix, não se preocupe também! Em geral, o erro de processamento do Pix volta à normalidade rapidamente.

Como transferir o pagamento do Auxílio Emergencial e Bolsa Família através do Pix: Veja no passo a passo…

 

Leia Também