Como Calcular a Nota do Enem 2018?

Como Calcular a Nota do Enem 2018? Confira informações privilegiadas sobre como calcular as Notas do Exame Nacional do Ensino Médio!

Como Calcular a Nota do Enem 2018? – Confira todos os detalhes sobre como fazer os cálculos das suas notas e saiba quais são suas chances em uma universidade pública!

Qual é a melhor maneira de conquistar bons espaços no mercado de trabalho brasileiro? Alguns especialistas em vagas de emprego apontam para a necessidade de ter um bom currículo e, para isso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser uma boa porta de entrada.

Isso porque grande parte dos programas do Governo Federal relacionados à educação usam as notas do Enem como a principal forma de ingresso, garantindo bolsas de estudo ou financiamento em instituições particulares.

É importante saber, portanto, como calcular as notas do Enem 2018 para ter uma ideia de quais serão os seus resultados. Confira a seguir mais detalhes e fique atento aos prazos oficiais. Saiba mais!

Como Calcular a Nota do Enem 2018?
Foto: Divulgação

Calcular as Notas do Enem 2018

Calcular as Notas do Enem 2018
Foto: Divulgação

Você quer calcular as notas do Enem 2018? É necessário, primeiramente, chamar a atenção para alguns detalhes. O primeiro deles é que não é possível para o candidato calcular exatamente qual é a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

Confira também o Espelho da Redação do Enem 2018!

Apenas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, consegue fazer o cálculo exato. As notas são divulgadas posteriormente com médias das provas separadas – não com uma média global.

São um total de cinco notas do Enem para as provas, uma para cada eixo de conhecimento (Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Redação). Para calcular esses valores é utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI) que é usada para medir o conhecimento a partir do comportamento nos testes.

Calculadora do Enem

Calculadora do Enem
Foto: Divulgação

Mas então existe alguma calculadora do Enem para saber como foi a sua média? Ao contrário da maioria das provas, o exame nacional não divulga notas apenas com base no número de acertos da prova. Em cada uma das áreas é obtida uma média que depende da dificuldade das questões e da consistência das respostas. Ou seja, alunos que acertam o mesmo número de respostas podem ter notas diferentes.

É possível usar alguns sites (como o site do Universitário) para fazer a simulação nota Enem 2018. Porém lembre que esse NÃO é o valor oficial. Aguarde até o dia 18 de janeiro de 2019 para saber exatamente o seu resultado Enem. Confira: http://universitario.net/enem/prognosticos/

 

Leia Também