Como baixar o ID Estudantil Gratuito? Confira o passo a passo!

Você conhece a nova carteirinha de estudante gratuita do MEC? Confira e saiba como baixar o aplicativo!

Jovens e adultos que são estudantes sabem que nem sempre é fácil ter um dinheiro sobrando para o lazer. Por isso ter uma carteirinha de estudante pode fazer toda a diferença e é isso que o Ministério da Educação (MEC) está trazendo de forma gratuita. 

Muitas pessoas já querem saber: como baixar o ID Estudantil Gratuito? Essa pode ser a melhor maneira de conseguir um documento que irá lhe garantir descontos em shows e eventos culturais diversos. 

Finalmente, vamos trazer mais informações para quem quer saber como funciona o documento estudantil grátis. Saiba como fazer o download e fique atento para quem pode usar essa ação do Governo Federal. 

Como baixar o ID Estudantil Gratuito?
Foto: Divulgação

Como funciona ID Estudantil

Primeiramente, como funciona o ID Estudantil gratuito? Muitas pessoas estão com essa dúvida imaginando que vão ter que pagar alguma taxa. Mas não é isso que deve acontecer, de acordo com o Governo Federal. 

O Ministério da Educação garantiu que a carteirinha digital estudantil será totalmente gratuita. Esse é um grande passo para milhares de jovens e adultos que estão estudando e não tinham condições de pagar uma carteira. 

Mas e quais são os benefícios da carteirinha estudantil? A grande vantagem é que com o ID todos os alunos poderão, em todo o Brasil, pagar meia-entrada em shows, teatro, cinema e outro eventos culturais e esportivos.

Quem pode fazer ID Estudantil

Mas quem pode fazer ID Estudantil gratuito? Essa também é uma pergunta que surge para todos os interessados em conseguir esse documento. A boa notícia é que o público é bastante amplo. 

Poderão fazer a identidade estudantil:

  • Alunos da educação básica; 
  • Estudantes da educação tecnológica; 
  • Alunos do ensino superior. 

A única exigência é que em caso de estudantes menores de idade, os pais ou responsáveis façam o download do aplicativo para fazer a “permissão”. Os estudantes maiores de idade podem baixar diretamente. 

Como fazer download ID Estudantil

Mas finalmente, como fazer o download ID Estudantil? É muito mais fácil do que você imagina. O MEC fez tudo para que o acesso à carteira fosse fácil e tranquilo para o maior número possível de pessoas. 

Confira o passo a passo e baixe o aplicativo ID Estudantil rapidamente:

  • Acesse o site oficial do ID Estudantil;
  • Na primeira página você encontrará os botões das lojas que disponibilizam o app abaixo da frase ‘Baixe os aplicativos pelas lojas’;
  • Selecione a opção de acordo com seu smartphone: App Store ou Google Play; 
  • Pronto! Agora siga os passos de cadastro e finalize sua carteira. 

Importante! Primeiramente você deve saber se a sua instituição de ensino está entre as cadastradas no ID Estudantil. É possível verificar isso também no site oficial da Identidade Estudantil acima. 

 

Leia Também