Como ANTECIPAR a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda: Principais BANCOS e CONDIÇÕES!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Como ANTECIPAR a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda – Confira todos os detalhes para quem está precisando do dinheiro da restituição do IRPF neste momento!

Todos os anos são milhões de brasileiros que precisam fazer a declaração de todos os seus bens e gastos. Em meio à crise econômica do coronavírus o número de pessoas querendo saber como antecipar a restituição do Imposto de Renda também cresce muito. 

Isso porque todas as pessoas que pagaram IRPF em 2020 também terão direito a receber um valor de retorno. Esse valor é sempre dado para os cidadãos pela Receita Federal pelos impostos que foram pagos a mais durante o ano. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre essas possibilidades de adiantamento dos valores. Entenda como funciona e quais são as condições em cada um dos principais bancos oferecendo esses serviços. 

Como ANTECIPAR a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda
Imagem: Divulgação

Antecipação da Restituição do Imposto de Renda Caixa 

Primeiramente, você sabia que é possível a antecipação da restituição do Imposto de Renda pela Caixa Econômica Federal? Esse é um serviço que é disponibilizado pelo banco há bastante tempo. 

Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2020: Veja se seu nome está no 1º lote!

Essa é uma linha de crédito para quem quer ter em mãos o valor da restituição do IRPF (para pessoas físicas). Esses valores são disponibilizados especificamente para quem indicou a Caixa no momento de fazer a declaração. 

A grande vantagem do pedido de antecipação da restituição do IR pela Caixa é que você não precisa de um avalista. Ou seja, é possível fazer a contratação de maneira simples e prática. Os valores são sempre depositados diretamente em sua conta do banco. 

Mas e como funciona esse pedido de restituição? É necessário ter em mãos os documentos pessoais, comprovante de renda, comprovante de residência e declaração do IRPF com recibo de entrega e indicação da Caixa como instituição financeira recebedora. 

Os interessados em saber mais sobre os juros e taxas deve acessar: http://www.caixa.gov.br/voce/credito-financiamento/credito-pessoal/antecipacao-irpf/Paginas/default.aspx

Banco do Brasil Antecipação da Restituição Imposto de Renda

Outra opção é a antecipação da restituição do IR pelo Banco do Brasil. Essa também é uma linha de crédito (empréstimo) voltada para quem precisa dos valores neste momento antes de receber os valores da Receita Federal. 

Essa alternativa pode ser ótima opção para quem precisa pagar despesas e não quer perder o equilíbrio das finanças. Muitas pessoas fazem o pedido da antecipação da restituição pelo BB por ser possível garantir um valor de até 100% da restituição com créditos de até R$ 20 mil. 

As condições para antecipação do Imposto de Renda variam de acordo com cada banco. No caso do BB existem duas condições principais:

  • Fazer a indicação de uma conta corrente do Banco do Brasil para crédito da restituição da Declaração IRPF;
  • Fazer o envio da declaração pelo internet banking, aplicativo ou entrar uma cópia em uma das agências. 

Banco do Brasil Antecipação da Restituição Imposto de Renda

Como fazer antecipação do Imposto de Renda Itaú

Por fim, como fazer a antecipação do Imposto de Renda Itaú? Esse que é um dos maiores bancos privados da América Latina também oferece esse serviço para quem está pensando em fazer essa solicitação. 

A vantagem nesse caso é que você recebe a antecipação da restituição pelo Itaú em apenas uma parcela diretamente em sua conta corrente. Isso pode garantir um valor interessante para quem precisa fazer uso dos valores antes dos prazos específicos. 

Existem três formas de antecipar os valores da restituição IRPF:

  • Pelo site do Itaú na internet (acessando sua conta e indo até o menu ‘crédito); 
  • Através do aplicativo do Itaú; 
  • Por um Caixa Eletrônico do banco: também usando a opção ‘crédito > antecipação de restituição do IR’. 

Os interessados em conferir mais detalhes sobre as condições podem acessar diretamente o site do banco: https://www.itau.com.br/atendimento-itau/para-voce/emprestimos/antecipacao-do-13-ou-do-ir/como-faco-a-antecipacao-do-imposto-de-renda-no-itau.html

 

Leia Também