Como acessar o portal IdUFF? Saiba de tudo na matéria!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Sabe Como acessar o portal IdUFF? Veja os detalhes no texto!

Você já ouviu falar do Portal IdUFF? Ligado à Universidade Federal Fluminense, o portal foi criado com o objetivo de centralizar dados e credenciais de todos os usuários do sistema. Alunos bem como professores e outros acadêmicos da universidade podem usar o site através de acesso que pode ser feito pela internet. O lado bom é que além de ser uma plataforma de aprendizagem, também permite ao aluno o armazenamento de conteúdo online. 

Primeiramente, o Sistema de Identificação Única da Universidade Federal Fluminense (IDUFF) facilita o acesso as informações de alunos e professores da universidade. Além disso, o Portal IdUFF também mantém aplicativo que pode ser baixado na Loja Play Google para celulares ou tablets. O acesso ao aplicativo do Portal IdUFF é o mesmo utilizado no portal. 

Uma das mais importantes Universidades Federais do país, a Universidade Fluminense mantém diversos cursos espalhados pelo interior do estado do Rio de Janeiro, além de polos de Educação a Distância e Portal IDUFF [www.app.uff.br/portal]. Por fim, conheça neste artigo um pouco sobre a Universidade Federal Fluminense e saiba como acessar o Portal IDUFF. 

Como acessar o portal IdUFF
Foto: Divulgação

Universidade Federal Fluminense

Primeiramente, a Universidade Federal Fluminense foi criada no ano de 1960 (mil novecentos e sessenta). A instituição originou-se da incorporação de Universidade Federal de Medicina e Direito, Universidade Estadual de Estudos Sociais e Universidade Particular de Filosofia. Hoje em dia ela é a Universidade Federal mais interiorizada do país e oferece mais de 30 Unidades de Ensino e mais de 25 Polos de Educação a Distância. 

Com sede em Niterói/Rio de Janeiro, a Universidade Fluminense é considerado um dos principais centros de referência do Brasil. Chegou a ser a 6° (sexta) maior universidade pública e a 3° (terceira) maior Universidade Federal do país. 

Na avaliação do Center for Word University Rankings, por exemplo, chegou a ocupar a 889ª (octogentésima octogésima nona) posição entre as melhores universidades do mundo. Foi considerada neste mesmo período a 17° (décima sétima) com maior número de matrículas de cursos presenciais do país. Ou seja, é um dos principais Centros de Excelência do Brasil. 

Educação a Distância Universidade Federal Fluminense

Na Educação a Distância da Universidade Federal Fluminense a instituição também se destaca. Além do Portal UFF, polos de aprendizagem presencial são disponibilizados para que os alunos matriculados possam tirar dúvidas e realizar prova do conteúdo.

Conheça, os cursos de Educação a Distância (EAD) da Universidade Fluminense

  • Computação (Rocinha); 
  • Administração Pública (Nova Iguaçu);
  • Administração Pública (Campo Grande);
  • Tecnologia em Serviços Públicos (Campo Grande); 
  • Engenharia de Produção (Macaé); 
  • Engenharia de Produção (São Gonçalo);
  • Curso de Computação (Nova Iguaçu);
  • Curso de Computação (Duque de Caxias);
  • Computação (Niterói);
  • Letras (Nova Iguaçu). 

Comunicação Online da Universidade Federal Fluminense

Para facilitar o acesso dos alunos aos conteúdos onlines da Universidade Federal Fluminense, o Portal IDUFF dispõe de uma plataforma. Lá é possível ter acesso as notas e desta maneira é muito mais fácil e rápido solucionar possíveis problemas administrativos. 

Além do acesso aos alunos bem como de funcionários, o Portal IDUFF também conta com uma vasta biblioteca online. A vantagem desse tipo de ferramente é a disponibilidade de vídeos com aulas da universidade que podem ser acessados por alunos e professores. 

Por fim, o Perfil do Portal IDUFF permite que alunos, professores e funcionários se comuniquem. Como se não bastasse, o e-mail do Portal IDUFF permite 7Gb de armazenamento de trabalhos acadêmicos. 

Portal Vídeo Aulas da Universidade Fluminense

A Universidade Federal Fluminense também mantém portal com as melhores vídeo aulas gravadas em campus da universidade. Se você ainda não conhece, o portal pode ser acessado em um endereço independente do site Portal Vídeo Aulas da Universidade Fluminense [www.videoaulas.uff.br]. 

Os vídeos estão separados por categorias Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Engenharia, Linguísticas, Letras e Arte e Categoria Outros com 5 vídeos.  

Por fim, os alunos da Universidade têm acesso a conteúdos completos através do Portal IDUFF. Além disso, também é possível entrar no site de vídeos e fazer login para navegar no conteúdo completo disponibilizado pela instituição. 

Portal IDUFF

O Portal IDUFF é uma plataforma unificada que reúne conteúdo da Plataforma Moodle e Secretaria Digital. Utilizado por alunos bem como por professores, o acesso ao Portal IDUFF pode ser realizado por alunos de cursos presenciais e a distância da Universidade Federal Fluminense. 

Através da Plataforma Moodle os alunos têm acesso ao cardápio da universidade, conteúdo online e outros. Por fim, a universidade também disponibiliza material digital armazenado, como  em uma biblioteca online de vídeos que podem ser acessados por professores e alunos.

Na Secretaria Digital do Portal IDUFF é possível ter acesso as notas de cada matéria. Veja, algumas funcionalidades do Portal IDUFF: 

  • Plano de Estudos;
  • Histórico;
  • Cardápio;
  • Notícias e Eventos;
  • Provas e Trabalhos; 
  • Perfil do Usuário. 

Para utilizar o Portal IDUFF é necessário um e-mail ativo e matricula em um dos cursos da universidade. Os interessados ainda precisam conteúdos programáticos de uma única disciplina basta clicar no botão ‘Disciplinas’ ou Colocar o Código da Disciplina no Buscador do site. 

O Portal IDUFF funciona através de login que é o número do CPF. Para ativar a conta é necessário a confirmação do número do documento. Depois disso, o sistema enviará um e-mail para sua caixa de entrada ativa de qualquer provedor. Ao clicar no ‘Link Confirmação CPF’ e cadastrar a senha de acesso, você poderá logar no Portal IDUFF. 

O Aplicativo Portal IDUFF funciona da mesma maneira, basta confirmar o número do CPF através do recebimento de e-mail.  O Portal também oferece e-mail com suporte para arquivo dos trabalhos acadêmicos que pode ser utilizado por alunos da Educação a Distância ou de Cursos Presenciais da Universidade Federal Fluminense. 

Faça Login no Portal IDUFF

  1. Para utilizar o Portal IDUFF basta solicitar uma confirmação de e-mail através da internet. Os alunos matriculados em cursos da universidade deverão ter acesso a conteúdos completos da biblioteca online do Portal IDUFF, Notas e outros serviços. Siga o restante do passo a passo para saber como acessar o Portal IDUFF:   
  2. No navegador do computador digite o endereço do Portal IDUFF: https://app.uff.br/portal
  3. Digite o Número do CPF do matriculado e Senha; clique no botão entrar. Caso não tenha uma conta ativa ainda clique em Ativar Conta do link abaixo do botão entrar e aguarde o e-mail é enviado para sua caixa de mensagem, é necessário a confirmação do CPF para acesso ao Portal IDUFF. 
  4. Por fim, confirmada a senha é só digitar o número do CPF no campus login e senha, clique em entrar para ter acesso ao Portal IDUFF. 

 

Leia Também