Common App: Como funciona o “SISU” dos EUA para se candidatar a diversas universidades no país

Atualizado Hoje!

Saiba como fazer a sua “aplicação” e se inscrever para universidades dos Estados Unidos de forma gratuita! 

Você sabia que é possível fazer a inscrição no “Sisu dos EUA” de forma online? Para isso é só participar das aplicações pelo sistema Common App

São mais de 500 universidades norte-americanas e de outras regiões que fazem parte da plataforma. Quase 50% dessas instituições estão recebendo inscrições de forma gratuita, sem que você precise pagar nada.

Common App o “SISU” dos EUA para se candidatar a universidades
Common App: Saiba como funciona o “SISU” dos EUA para se candidatar a universidades. / Imagem: Divulgação

Common App Site

Você já ouviu falar do site Common App? Muitos brasileiros estão procurando essa plataforma como uma maneira de começar os estudos fora do país. 

Quem tem o sonho de fazer uma graduação nos EUA pode começar a pensar em fazer a inscrição pelo Common Application (que é abreviado para Common App). 

Esse é um sistema eletrônico que facilita o acesso às instituições sem precisar ter em mãos vários formulários. É justamente por isso que tantas pessoas de fora dos Estados Unidos estão procurando esse tipo de inscrição. 

Common App Como funciona

Vamos ao que interessa: como funciona o Common App? Esse é um sistema que permite que os alunos façam sua candidatura para universidades sem precisar preencher um grande número de formulários. 

No Brasil muitos estudantes estão chamando de SISU dos Estados Unidos, por ser também um processo de seleção. Mas existem muitas diferenças em relação aos sistemas. 

O Common Application é feito para solicitar vagas em cursos de graduação e também transferências entre escolas. 

A boa notícia é que o cadastro no Common App permite que você procure por 500 universidades, podendo fazer a sua inscrição em até 20 delas. 

Como participar do Common Application

Agora chegou o momento que muitas pessoas possuem dúvidas. Afinal, como participar do Common App? Qualquer pessoa pode simplesmente fazer um novo cadastro?

Não é tão simples, mas pode ser um processo descomplicado se você ficar atento para alguns detalhes importantes. O primeiro deles é: a maioria dos cursos pela Common Application são de graduação. Então para participar você precisa ter terminado o Ensino Médio, no mínimo. 

Outra recomendação: que você tenha um bom inglês ou conheça alguém para te auxiliar durante o preenchimento do Common App. Existem alguns detalhes que você precisa prestar atenção para ter certeza que vai conseguir concorrer a uma das vagas. 

A vantagem é que todo processo é online, sem precisar ir até os EUA em um primeiro momento. 

Como preencher o Common App

Finalmente, muitas pessoas querem saber como preencher o Common Application. Por isso vamos trazer um passo a passo simplificado para que você saiba exatamente como fazer a sua inscrição. 

Confira a seguir o passo a passo para preencher o Common App:

  1. Comece acessando o Common App.org (https://www.commonapp.org/); 
  2. No canto superior direito clique em ‘Create an account’; 
  3. Agora escolha a primeira opção ‘First Year Student’ (ou seja, aluno que quer fazer o primeiro ano de graduação); 
  4. Nesta parte você precisa adicionar informações básicas: recomendamos que você clique com botão direito da página e escolha ‘Traduzir para o português’ para facilitar; 
  5. Agora você vai ver uma página do menu principal onde vão ter as universidades que você já fez a seleção (ou application Common App)
  6. No botão ‘Common App’ no seu menu, adicione todas as suas informações de perfil; 
  7. Para preencher o perfil completo indicamos que você procure vídeos de pessoas preenchendo o Common Application. 

 

Leia Também