Comer à noite ENGORDA? Especialistas tiram a dúvida

Saiba o que acontece no nosso corpo ao comer, como o metabolismo funciona ao longo do dia, qual o impacto dos horários das refeições e de outros hábitos.

Quando o assunto é alimentação são várias as crenças sobre as combinações de alimentos que devem ser evitadas, as dietas mirabolantes para emagrecer, os horários corretos de se alimentar e as formas de comer que podem fazer mal à saúde, a exemplo de comer à noite como algo que engorda.

Esta última questão é uma dúvida que permeia a mente de muitas pessoas que estão buscando hábitos alimentares mais saudáveis. O questionamento é comum entre os indivíduos que querem perder peso, mas que possuem o costume de fazer a última refeição tarde da noite, para logo em seguida irem deitar.

Para esclarecer de uma vez por todas se o horário da refeição interfere no ganho de peso, vamos conferir a opinião dos especialistas no assunto. Afinal, nada melhor do que um médico para explicar como o organismo funciona e o que é indicado ou não fazer em prol da qualidade de vida e da saúde.

Comer à noite ENGORDA? Especialistas tiram a dúvida
Durante à noite o metabolismo desacelera e a digestão ocorre de forma mais lenta, o que contribuiu para o ganho de peso. Foto: divulgação

Médica explica se comer à noite engorda

A médica endocrinologista Tassiane Alvarenga foi quem explicou como o nosso metabolismo funciona. De acordo com ela, o corpo humano possui uma região do cérebro chamada de núcleo supraquiasmático, que é responsável por indicar ao corpo que o período do dia é para ficar acordado e à noite para dormir.

Dessa forma, pessoas que atuam em trabalhos noturnos, que têm insônia ou costumam ficar parte da noite acordadas têm uma maior probabilidade de ganhar peso, ter obesidade e desenvolver doenças metabólicas, como diabetes, colesterol alto e gordura no fígado. Para entender melhor, vamos conferir os resultados de estudos que avaliaram a alimentação restrita ao período de oito horas.

As pessoas que participaram do estudo foram dividas em dois grupos, o primeiro fez a primeira refeição às 8h e a última às 16h, enquanto que o segundo se alimentou pela primeira vez no dia às 12h e finalizou a alimentação diária às 20h. Ambos tiveram um consumo igual de calorias.

O resultado foi que o grupo que se alimentou mais cedo apresentou o metabolismo mais acelerado e não teve ganho de peso, além de terem maior facilidade para perder peso. Dessa forma, o ideal é comer durante o dia enquanto o organismo está ativo para queimar as calorias que foram consumidas.

Veja também: Em busca da DIETA PERFEITA? Listamos frutas poderosas para emagrecer e PERDER PESO rapidamente

Dicas para se alimentar evitando o ganho de peso

Dormir bem é fundamental para não engordar à noite, o ideal é ter um sono de 7 a 9 horas. É importante ter uma janela de alimentação que varie entre 8 e 10 horas diárias, quando mais cedo começar, melhor será para acelerar o metabolismo e diminuir o risco de desenvolvimento de doenças metabólicas e do coração.

Não é indicado comer assim que acorda, a melatonina ainda está em alta e atrapalha a secreção da insulina, espere em torno de 1 hora para se alimentar. Fazer exercício também vai ajudar a evitar o ganho de peso, pelo menos 30 minutos por dia já faz a diferença, pode ser até mesmo uma caminhada ao ar livre e durante o dia para o corpo entender a diferenciação entre o dia e a noite.

Veja também: Quer perder peso? Então NUNCA coma NADA nesse horário!