Começaram as Inscrições do Fies 2020 – Saiba como participar e conseguir o Financiamento Estudantil!



Começaram as Inscrições do Fies 2020 – Confira todas as informações sobre o principal programa de Financiamento Estudantil do país!

Chegou o momento do ano que milhares de jovens e adultos esperavam para começar um curso de graduação! As inscrições Fies 2020 vão oferecer milhares de novas oportunidades para quem quer começar a estudar neste ano. 

O Fundo de Financiamento Estudantil ainda é a principal forma de conseguir estudar sem se preocupar com mensalidades durante a graduação. São centenas de instituições de ensino que oferecem oportunidades por essa ação do Ministério da Educação (MEC). 

A seguir vamos trazer mais detalhes para quem está pensando em participar do Fies. Confira os principais detalhes e fique ligado para conseguir inscrever-se e mudar sua vida pessoal e profissional!

Começaram as Inscrições do Fies 2020
Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Como Funciona Fies 2020

Antes de mais nada, como funciona o Fies 2020? O programa de financiamento do Governo Federal existe desde 2001. Hoje em dia, com algumas mudanças recentes, ele é dividido em duas modalidades: Novo Fies e P-Fies

O Novo Fies é voltado para alunos que possuem uma renda familiar de até três salários mínimos per capita (R$ 3.135). Nesse caso é necessário que os estudantes usem as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o processo de seleção. Os estudantes selecionados devem ter as mensalidades dos cursos financiados com o Fies a juros zero. O contrato será assinado, neste caso, com a Caixa Econômica Federal. 

Já o P-Fies é voltado para alunos que possuem uma renda familiar per capita de até cinco salários mínimos (R$ 5.225). Nesse caso, a modalidade funciona usando recursos dos Fundos Constitucionais e de Bancos privados. 

Quem pode fazer Fies 2020

Mas então quem pode fazer o Fies 2020? É necessário, primeiramente, estar de acordo com os pré-requisitos no que diz respeito aos salários de grupo familiar, como dito anteriormente. Depois disso, existe uma nova regra do Fundo de Financiamento. 

Hoje em dia os alunos precisam ter uma média mínima de 450 pontos no Enem e não podem ter zerado a redação. Esse valor irá mudar na nova regra Fies em 2021: será necessário ter nota mínima mínima de 450 e uma nota mínima na redação de 400 pontos. Esses valores só serão implementados a partir do próximo ano. 

Confira tudo sobre a Inscrição Prouni 2020!

Como Funciona Pagamento Fies 2020

Mas e como funciona o pagamento do Fies 2020? Essa é uma dúvida muito comum e que surge com frequência. A boa notícia é que durante a graduação o estudante não deverá ter preocupações. 

Tanto no Fies Juro Zero como no P-Fies, os alunos só começam a pagar depois de formados, na forma do contrato. A parcela será descontada na fonte diretamente. Mas e se o estudantes ainda não tiver emprego ou renda formal?

Neste caso, o financiamento deverá ser quitado a partir de prestações mensais. Serão valores equivalentes ao pagamento mínimo. Ou seja, durante o curso, o aluno só paga a parcela de mensalidade não incluída no financiamento e encargos operacionais ligados ao contrato. 

Inscrição Fies 2020

Por fim, a inscrição Fies 2020 começa no dia 05 de fevereiro e vai até o dia 12 do mesmo mês. Todos os interessados devem ficar atentos ao prazo para conseguir fazer sua inscrição sem ter nenhum tipo de problema. 

As inscrições Novo Fies e inscrições P-Fies acontecem todas na plataforma oficial: http://fies.mec.gov.br/

 

Leia Também