Colégios Militares 2020 – Quanto é a mensalidade?

Colégios Militares 2020 – Veja como obter uma vaga para o próximo ano!

Você já pensou em matricular o seu filho em uma instituição de ensino de qualidade com garantia de boa estrutura e bons professores? Então confira mais informações sobre essas escolas!

Muitas pessoas estão buscando os Colégios Militares 2020 como uma opção para garantir uma educação de qualidade para seus filhos e parentes. Esse tipo de instituição é reconhecida nacionalmente por oferecer boas aulas e boas chances no ensino superior. 

Mais do que isso, depois que o Supremo autorizou a cobrança, muitas pessoas estão querendo saber como funcionam as mensalidades em Colégios Militares de todo o Brasil. Essa é uma questão importante para todos os pais e responsáveis principalmente. 

Sabendo disso, selecionamos mais detalhes que poderão fazer toda a diferença no seu processo de escolha. Saiba tudo sobre esse tipo de escola e saiba como optar pela melhor instituição!

Colégios Militares 2020
Foto: Divulgação

Quanto é a mensalidade Colégios Militares

Muitas pessoas querem saber quanto são as mensalidades em Colégios Militares. Essa dúvida está surgindo desde o fim de 2018, ano em que foi aprovado que esse tipo de instituições podem fazer a cobrança mensal. 

Por unanimidade o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 24 de outubro de 2018 que é possível haver cobrança de mensalidade nos 13 colégios militares do país. Essas escolas fazem parte do sistema de ensino militar que é gerenciado pelo Exército. 

A constitucionalidade dessa cobrança de contribuições nos colégios está prevista na Lei Federal nº 9.786/99 e na Portaria nº 42/08, do Comando do Exército. De acordo com os ministros que votaram, as escolas do sistema educacional do Exército fazem parte de uma modalidade que não é exatamente igual ao ensino público. 

Colégios Militares são gratuitos?

Em geral, os Colégios Militares são gratuitos mesmo com essa possibilidade de cobrança. Os processos de seleção que foram divulgados para as últimas edições, por exemplo, não contaram com mensalidades. 

De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU) – que também defendeu a cobrança – as mensalidades para os alunos custam cerca de R$ 226 para alunos do Ensino Fundamental e R$ 251 para quem cursa o Ensino Médio. 

Essas mensalidades em colégios militares não surgiram como grande polêmica já que números indicam que os estudantes dessas instituições custam três vezes mais do que os estudantes da rede pública. 

Os interessados em saber quanto custa estudar em Colégios Militares podem procurar os próprios editais das instituições que devem surgir entre o fim de um ano e o início de outro (momentos que geralmente são lançados esses documentos oficiais). 

 

Leia Também