Colégio Militar 2020 – Como funciona o processo seletivo?

Colégio Militar 2020 – Saiba de todos os detalhes e também como funciona o processo seletivo!

Você quer saber como funcionam algumas das principais escolas do país? Então confira todos os detalhes sobre o processo de seleção e como conquistar uma vaga!

Colégios Militares em 2020 – Você já pensou em buscar uma educação de qualidade para seus filhos ou familiares? Existem muitas opções hoje em dia, mas muitas delas ainda são privadas e exigem altas mensalidades. 

Uma opção gratuita e que pode ser interessante são os processos seletivos para Escolas Militares. Essas formações podem ser ideais já que oferecem aulas com professores muito qualificados e uma chance de continuar uma carreira de grande sucesso. 

Sabendo disso, selecionamos mais informações a seguir para quem está pensando em entrar em um colégio ou pensa em ajudar um filho ou familiar a participar dessas seleções. Fique atento e saiba como funciona exatamente!

Colégio Militar 2020
Foto: Divulgação

Concursos Colégio Militar 2020

Já pensou em buscar novas oportunidades através de Concursos Colégio Militar 2020? Existem muitos fatores positivos que podem ser um diferencial na sua vida profissional caso você entre nessas instituições. 

Fazer o Ensino Médio em Colégio Militar pode ser a porta de abertura para ir para instituições de nível superior (militares ou não) ou em escolas preparatórias que adaptam os candidatos para o ingresso em cursos de graduação da Marinha, Aeronáutica ou Exército. 

Grande parte dessas instituições, porém, funcionam através de processos de seleção que exigem que os interessados façam testes específicos para garantir uma vaga para obter essa educação de qualidade. 

O que são Colégios Militares?

Hoje no Brasil podemos dizer que existem dois tipos de escolas deste tipo. Inicialmente, esses espaços eram voltados para fornecer educação de qualidade para filhos de militares, porém com o tempo os modelos foram se atualizando e hoje existem os Colégios Militares e os Colégios da Polícia Militar

As primeiras instituições são voltadas para Sistemas de Ensino do Exército e são ligadas às Forças Armadas do Brasil. Essas unidades estão presentes em diversas regiões do país e também é, hoje em dia, aberta para a sociedade civil e para meninas. 

Os Colégios da Polícia Militar (CPM) já são ligados às corporações militares dos municípios que fazem parte. 

Colégio Militar Como funciona

E afinal, como funciona o Colégio Militar? Essas unidades de ensino, em geral, oferecem Ensino Fundamental e Ensino Médio para dependentes de militares ou para estudantes em geral que querem participar de um modelo educativo de alta qualidade. 

A intenção e a proposta pedagógica dessas unidades de ensino é preparar o estudante para a vida em sociedade, tendo em vista a formação de um cidadão que atue com ética e cidadania entendendo e divulgando as tradições e valores militares. 

Em geral, as aulas do Colégio Militar são apoiadas também por atividades extracurriculares com boa estrutura envolvendo esportes, ciências, música e muito mais. 

Como entrar no Colégio Militar 

Outra dúvida é sobre como estudar em Colégios Militares. Mesmo que não aconteça na mesma data específica, existe um edital padronizado para as diferentes unidades educacionais deste tipo em todo o país. 

Para entrar no Colégio Militar (do 6º ano do Ensino Fundamental até o 1º do Médio) é necessário participar de um processo de seleção que acontece anualmente para as vagas que estão sendo ofertadas. 

Todos os detalhes sobre as notas mínimas, datas, locais e horários dos exames são disponibilizados nos editais publicados pelas instituições. As provas para Colégio Militar trazem conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Redação. Em alguns casos também são exigidas outras disciplinas. 

Se você está pensando em conseguir uma vaga, aguarde os editais na escola mais próxima de você.

 

Leia Também