3 coisas que você NUNCA deve consumir em aviões: Comissária REVELOU tudo!
Se você viaja de avião com frequência, fique de olho nessas dicas! Segundo experiente comissária de bordo, vale a pena evitar ESTES itens.
Coisas para nunca consumir em aviões – quais são os exemplos mais importantes? Em um papo recente com a imprensa, uma comissária de bordo com décadas de experiência revelou 3 bebidas e alimentos que os passageiros não devem solicitar sob qualquer hipótese. A lista pode contar com itens mais surpreendentes do que você imagina, e os motivos que a aeromoça cita são ainda mais chocantes.
Portanto, ao conferir a lista, você passará a encarar as viagens aéreas de maneira bem diferente, tomando muito cuidado na hora de pedir qualquer tipo de comida ou bebida. Nesse sentido, surge a dúvida: afinal de contas, quais são as coisas que, de acordo com a comissária de bordo, os passageiros nunca devem consumir nas viagens aéreas? Abaixo, mostramos todos os exemplos citados pela profissional; confira.
De onde vem as dicas?
Primeiramente, devemos esclarecer que as dicas sobre as coisas que você nunca deve consumir em aviões vêm de comissárias de bordo bastante experientes, com anos de trabalho em companhias aéreas.
Uma dessas comissárias, identificada apenas como “Whytney”, foi entrevistada pelo site americano The Huffington Post.
As duas outras, Celina Bedding e Kamila Jakubjakova, foram consultadas pelo tabloide britânico The Mirror. Juntas, elas possuem décadas de experiência em algumas das mais famosas companhias aéreas do mundo.
Veja também: Veja como conseguir um INSS maior: ESTES documentos podem turbinar a sua aposentadoria
Coisas para nunca consumir em aviões – Água da pia
De acordo com a comissária de bordo Celia Bedding, a água da pia está entre as principais coisas que você nunca deve consumir em aviões! Afinal de contas, o líquido não é tratado ou filtrado como a água de copos e garrafinhas.
Para a comissária, a água da pia é extremamente “suja”, e por isso, nunca é recomendado bebê-la – mesmo se você estiver com muita sede.
Afinal de contas, a ingestão de líquidos contaminados pode causar graves problemas de saúde, desde doenças estomacais até desordens no estômago.
O problema é que, para aumentar o lucro de cada voo, muitas companhias aéreas se negam a dar água de graça para os passageiros. O objetivo dessas empresas, nesse caso, é incentivar que os clientes comprem garrafas de água filtrada.
No entanto, tudo no ar é superfaturado, e por isso, essas garrafas costumam ter preços bastante salgados. Desse modo, diversos passageiros preferem beber a água da pia do banheiro, o que definitivamente não é um bom hábito.
Normalmente, as empresas aéreas colocam avisos no banheiro indicando que a água da pia não é recomendada para o consumo. Porém, muita gente insiste em não acreditar nesses alertas!
“Para todos os passageiros por aí, sejam eles frequentes, ocasionais, esporádicos ou de primeira viagem, minha dica é a seguinte: NUNCA beba água da pia. Muitos estudos provam que essa água não é saudável para o consumo. Você, provavelmente, já deve ter visto um aviso do tipo no banheiro das aeronaves. Pode até pensar que o aviso serve apenas para te fazer comprar uma garrafa d’água, mas na verdade, é para a sua própria proteção”, explica Celina.
Tome cuidado com a comida de avião
No papo com o tabloide The Mirror, a comissária de bordo também recomenda que os passageiros “evitem ao máximo” a famosa “comida de avião”. Segundo a profissional, as refeições que são vendidas nos aviões contêm altas quantidades de sal, açúcar e sódio.
Isso acontece devido ao fato das nossas papilas gustativas “adormecerem” em altitudes mais elevadas. Por isso, as empresas de “comida aérea” investem em refeições extremamente temperadas para driblar essa perspectiva natural.
“Devido à pressão da cabine, nós perdemos até 30% das nossas papilas gustativas nos voos. Então, as companhias aéreas adicionam muito sal para que as comidas possam ter um bom sabor a 40 mil pés de altura”, explica Celina.
O que vale a pena consumir em aviões?
Na hora de escolher a melhor refeição para consumir em aviões, a dica da comissária é deixar de lado os sanduíches e optar por uma saladinha.
“Você pode escolher uma salada tradicional, ou uma salada de frutas, por exemplo. Não se esqueça de beber muita água antes, durante e depois do voo para se manter sempre hidratado”, recomenda a profissional.
Agora, se você deseja fazer uma refeição mais satisfatória durante uma viagem aérea, um macete interessante é reservar um assento na parte dianteira da aeronave, o mais próximo possível da cabine da tripulação.
Ao optar por esse tipo de assento, você sentirá bem menos turbulência. Além disso, terá prioridade na escolha das refeições.
“Na maioria das vezes, o serviço de distribuição de refeições começa na parte frontal do avião. Então, as pessoas que se sentam nas primeiras fileiras podem escolher os pratos de maneira prioritária. Se você estiver nas fileiras da frente, poderá ter o prato que deseja se a empresa aérea oferecer mais de uma alternativa”, diz Kamila Jakubjakova.
Veja também: INSS entrega mais uma parcela HOJE; confira até quando a autarquia vai pagar beneficiários
Coisas para nunca consumir em aviões – Café e chá
Por fim, de acordo com as comissárias de bordo, o café e o chá completam a lista de coisas para nunca consumir em aviões.
Na verdade, entre todos os exemplos que citamos nessa matéria, esse é o mais importante – e também o mais perigoso e nojento.
De acordo com a comissária Whytney, entrevistada pelo site The Huffington Post, vale a pena evitar o consumo de café ou chá em qualquer tipo de avião. Para justificar sua afirmativa, a aeromoça afirma que o equipamento utilizado para preparar essas bebidas não passa por higienização constante.
Pelo contrário: segundo Whytney, a limpeza de potes, garrafas e cafeteiras é, no mínimo, duvidosa. Em alguns casos, a tripulação dos aviões chega a passar semanas sem limpar estes equipamentos!
Além disso, a comissária revela também que, em algumas situações, o café e o chá são preparados com água da torneira. O fato do líquido ser fervido não o torna menos nojento!
Ainda no segmento das bebidas, a profissional diz que é interessante evitar drinks alcoólicos, já que eles podem causar desidratação.
Por fim, segundo a aeromoça, o gelo que é utilizado em bebidas dos mais diversos tipos também pode ser produzido com a água da torneira. Mais uma vez, é importante evitá-lo.