CNIS – O que é, Como fazer o Cadastro e Benefícios

Equipe de Redação
Atualizado Hoje!

CNIS – O que é, Como fazer o Cadastro e Benefícios oferecidos através do Cadastro Nacional de Informações Sociais para a População Brasileira!

CNIS – O que é, Como fazer o Cadastro e Benefícios – Saiba tudo sobre o CNIS e confira como consultar o seu extrato, fazer o cadastro e todas as principais informações!

Brasileiros de todas as regiões do país estão sempre em busca de seus direitos e devem ficar atentos em sua vida enquanto cidadão trabalhador. Entre muitas dúvidas, surgem detalhes sobre o que é exatamente o CNIS.

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) poderá ser interessante para você que presta os seus serviços e paga os impostos. É importante ficar sempre informado sobre esse tipo de cadastros para saber os seus direitos.

Sabendo disso, selecionamos mais informações sobre essa sigla. Saiba exatamente o que é, como cadastrar-se e tudo o que você precisa saber para ficar por dentro e não deixar passar nenhum de seus benefícios.

CNIS - O que é, Como fazer o Cadastro e Benefícios
Foto: Divulgação

O que é CNIS

O que é CNIS
Foto: Divulgação

Mas afinal, o que é CNIS? Muitas pessoas não sabem, mas a história desse órgão é antiga. O CNIS surgiu em 1989 ainda com o nome de Cadastro Nacional do Trabalhador (CNT). Esse cadastro sempre serviu como uma ferramenta interessante para o Governo Federal no momento de fazer a integração de informações administradas por suas instituições.

Para quem não sabe, o Cadastro Nacional de Informações Sociais é responsável pela seguridade social e os dados desse campo específico são armazeanados e atualizados nessa instância.

Cadastro CNIS

Cadastro CNIS
Foto: Divulgação

Mas e como fazer o cadastro CNIS? Existem duas diferentes maneiras de obter as informações através deste órgão: pela internet no próprio site do INSS (em anexo no fim do texto) ou presencialmente em uma agência do INSS.

O site meu INSS (onde você pode informar-se sobre o CNIS) é uma central de serviços com possibilidade de diversos tipos de consultas rápidas ou, até mesmo, agendamento de perícias, por exemplo.

Fique ligado também no Programa do Governo Federal CadÚnico!

Como Tirar o CNIS

Como Tirar o CNIS
Foto: Divulgação

E como tirar o CNIS? É muito simples. Você deve acessar o site Meu INSS e, bem a esquerda, clicar na opção ‘extrato previdenciário’. Uma nova página será aberta onde você fará a autenticação e, depois de ter uma senha cadastrada no INSS, fará o login.

Caso você não tenha um cadastro INSS é possível fazer rapidamente. Depois de preencher o formulário, o sistema deverá dar um número de acesso e, feita a validação da sua senha, é só acessar o portal novamente para verificar suas informações.

Qualquer dúvida ligue para 135 e consulte mais detalhes. Para saber mais, acesse: https://meu.inss.gov.br/central/index.html

Confira também os Cursos Gratuitos de Idiomas do Governo 2018!

 

Leia Também