CNH Social 2020 – Quem pode participar, Documentação Necessária e Onde fazer!



CNH Social 2020 – Confira todos os detalhes sobre esse projeto que ajuda milhares de brasileiros a obter uma Carteira de Motorista!

Primeiramente, você já ouviu falar sobre o CNH Social 2020? Muitas pessoas são beneficiadas por esse projeto que surge com a intenção de ajudar quem não possui condições de lidar com os valores para fazer uma carteira de motorista.

Sabe-se que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não possui um custo baixo, por isso muitas pessoas aproveitam essa opção para realizar o sonho de obter seu documento. Mas para isso é necessário estar de acordo com alguns requisitos. 

Confira a seguir mais informações sobre essas oportunidades. Verifique em quais regiões estão disponíveis essas ofertas e saiba como obter sua carteira neste ano! Fique ligado!

CNH Social 2020
Imagem: G1 / Divulgação

O que é CNH Social

Primeiramente, o que é CNH Social? Muitas pessoas sequer sabiam da existência dessa ação que ajuda todos os anos centenas de pessoas a obterem o seu primeiro documento de habilitação. 

A CNH gratuita, como ficou popularmente conhecida, é um projeto voltado para a maior democratização do acesso à carteira de motorista. O público alvo essa ação são pessoas de baixa renda e o projeto já funciona desde 2014. 

Quem organiza o projeto são as próprias unidades dos Departamentos de Trânsito (Detran) de cada estado. Ainda assim ainda não são todos os estados que contam com essa gratuidade, mas o número de regiões já cresceu bastante e é possível que a abrangência seja nacional em breve. 

Como Funciona CNH Social 2020

Mas e como funciona o CNH Social? Muitas pessoas imaginam que essas oportunidades são apenas com descontos e, ainda assim, é necessário pagar algumas taxas. A grande notícia é que o processo é totalmente gratuito. 

Quem quer fazer a CNH Social terá gratuidade nos processos:

  • Aulas teóricas e práticas;
  • Exames Médicos;
  • Exames Psicológicos;
  • Licença de Aprendizagem;
  • Inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação;
  • Até três retestes das provas práticas gratuitamente.

Quem pode participar CNH Social

Outra dúvida frequente é: quem pode fazer CNH Social? Mesmo que muitas pessoas procurem as oportunidades, existem algumas limitações para que apenas quem precisa realmente faça parte do projeto. 

O primeiro requisito para fazer parte é que os candidatos devem estar obtendo a carteira pela primeira vez, mudando de categoria ou adicionando uma nova. No caso específico para carros e motos (A e B) as inscrições CNH Social 2020 acontecem para jovens entre 18 e 27 anos.

Em caso de habilitações em categorias profissionais poderão fazer a inscrição candidatos de 21 a 50 anos. Em ambas as situações é necessária a comprovação de um rendimento pessoal de até três salários mínimos. Além disso, é preciso saber ler e escrever comprovadamente. 

Documentação CNH Social

Já quanto a documentação CNH Social não existem grande mistérios. Os interessados devem estar em dia com os principais documentos para conseguir fazer o seu cadastro sem problemas. 

É importante que você verifique a lista oficial na unidade do Detran que você vai fazer. Mas entre os principais estão: CPF, telefone, e-mail, município, endereço, número de inscrição do Cadastro Único (CadÚnico), entre outros.

Está procurando por um Emprego? Então confira as Vagas de Emprego disponíveis através da Havan!

Onde Fazer CNH Social

Por fim, onde fazer o CNH Social? Muitas pessoas estão procurando detalhes sobre esse projeto mas não sabem exatamente se as oportunidades estão disponíveis. Como dito anteriormente, nem todos estados estão fazendo parte dessa ação ainda. 

Neste momento os estados com CNH Social 2020 são:

  • Goiás;
  • Pernambuco;
  • Paraíba;
  • Amazonas;
  • Minas Gerais;
  • Espírito Santo;
  • Rio Grande do Sul;
  • Maranhão. 

Para conseguir uma carteira gratuita CNH Social procure uma unidade do Detran mais próxima de você!

 

Leia Também