FIM! CNH sem autoescola: Preço vai DESPENCAR! Menos burocrático e custoso

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

FIM! CNH sem Autoescola – Grandes mudanças para quem quer conseguir a sua Carteira Nacional de Habilitação!

Muitos já estão falando sobre o “novo agora” e sobre como muitas mudanças vão surgir depois da pandemia. Uma delas está sendo estudada neste momento e pode mudar a vida de milhões de brasileiros: a CNH sem autoescola

Esse projeto está sendo previsto para garantir a possibilidade da Carteira Nacional de Habilitação com preços muito mais reduzidos e com menos burocracia. A ideia é que muitos trabalhadores se beneficiem e possam conseguir o seu documento pela primeira vez. 

Entenda a seguir em que ponto anda esse projeto e como isso poderá ser implementado. Fique ligado e repasse essa boa notícia para amigos e familiares que estão pensando em fazer o seu documento de motorista. 

FIM! CNH sem autoescola
Imagem: Divulgação

Carteira de Motorista Sem Autoescola

Já pensou na possibilidade de tirar a carteira de motorista sem autoescola? Os futuros motoristas poderão contar com isso. Está em análise neste momento na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4474/20. 

Essa PL está prevendo que vai ser opcional a frequência em autoescolas para conseguir obter a Carteira Nacional de Habilitação. Ou seja, caso seja aprovado o projeto, os brasileiros não precisarão mais fazer as aulas na autoescola, podendo fazer as provas diretamente. 

Essa mudança aconteceria diretamente no Código Brasileiro de Trânsito. De acordo com o autor do texto, o deputado Kim Kataguiri, o projeto da CNH sem autoescola iria permitir a instrução dos condutores de forma privada. 

CNH sem precisar de aula

A retirada da CNH sem precisar de aula tem como principal objetivo a desburocratização do processo e uma redução nos custos. Ou seja, sem precisar ter aulas práticas, o futuro motorista pagaria muito menos e poderia fazer as aulas de forma privada como e quando quiser. 

De acordo com o deputado que criou a PL, para a parte escrita do exame da Carteira Nacional de Habilitação seria disponibilizado um material de estudo gratuito em sites. Ou seja, o processo teórico também seria feito a partir de auto-instrução dos candidatos. 

Fim das Autoescolas em 2020

O fim das autoescolas em 2020 ainda é pouco provável já que o Projeto de Lei está em tramitação. Seriam necessárias várias adaptações também para garantir que o serviço fosse bem feito. 

De acordo com o texto, o exame prático da CNH sem autoescola aconteceria normalmente, em via pública, mas com um instrutor independente. Esses profissional será credenciado diretamente pelos órgãos de trânsito. 

O projeto ainda não tem data específica para ser votado, mas está em trâmite e pode seguir a qualquer momento. 

CNH APROVADA: 10 ANOS de Validade! E o Projeto CNH Gratuita em TODOS os ESTADOS?

 

Leia Também