Mudanças na CNH: Carteira poderá ser renovada através da internet, confira toda as novidades

CNH conta com novidade de renovação através da Internet: saiba mais!

Processos burocráticos são sempre desagradáveis e cansativos. Por esse motivo, com a evolução da tecnologia, eles estão ficando cada vez mais digitais. Isso auxilia na diminuição de agendamentos nos postos de atendimento e torna tudo mais rápido e prático. 

Para quem deseja agendar os processos de renovação da CNH, é interessante saber que já é possível efetuá-lo a partir de um site na internet. Agora os moradores da região podem ficar regularizados sem precisar sair de casa. 

Como funciona a renovação da CNH através da Internet?

No último dia 4, o Departamento de Trânsito, o Detran, fez o anúncio de uma nova modalidade de renovação da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. A partir de agora será possível efetuar o processo completamente por meio virtual. 

Antigamente era necessário realizar um agendamento para ser atendido e efetuar todo o processo. Agora, todo o processo burocrático pode ser realizado em casa, e fica necessário apenas tirar as fotos e as impressões digitais nos postos presenciais. Após esses passos já é possível finalizar o atendimento. 

Além dessa modificação, agora, as pessoas que precisam ser atendidas presencialmente não precisam mais agendar o atendimento. Agora, os funcionários seguirão a ordem de chegada para resolver as questões dos usuários. 

Com essa mudança, a pessoa não fica mais atrelada a um posto específico, podendo oferecer a possibilidade da pessoa ir em qualquer opção de unidade.

O canal de atendimento online Posto Digital também terá outros serviços além da renovação do documento. Através dele também é possível saber qual clínica foi selecionada para os exames de aptidão mental e física e seu endereço. Na plataforma também será possível selecionar o local onde retirar o novo documento da CNH.

Veja também: 6 infrações de trânsito que podem suspender sua CNH

Como efetuar a solicitação? 

Os interessados em solicitar a renovação da CNH devem acessar o Posto Digital do Detran Rio de Janeiro, que está disponível no endereço: https://www.detran.rj.gov.br/. Para acessar a plataforma é necessário utilizar sua conta Gov.br. 

Depois de logado, o usuário deve acessar a aba de permite a consulta de dados, validade da carteira, categoria e número de pontos. Agora, no mesmo espaço haverá a opção “Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar”. 

Porém é importante salientar duas coisas. A primeira delas é que o processo só será realizado se o Duda de requerimento estiver pago. Outro ponto é que o processo serve apenas para quem deseja renovar o documento na modalidade simples. 

Caso a pessoa necessite mudar a categoria, adicionar informações ou fazer qualquer tipo de modificação na CNH, será necessário agendar o processo para fazer presencialmente. 

Veja também: 2 coisas que podem fazer você perder a CNH; não faça isso!