CNH GRATUITA abre NOVO PROCESSO de INSCRIÇÕES: Confira o NÚMERO de VAGAS e como se INSCREVER GRÁTIS!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

CNH GRATUITA abre NOVO PROCESSO de INSCRIÇÕES – Confira o novo processo de seleção para quem quer fazer uma Carteira Nacional de Habilitação sem pagar nada!

Em um momento de tantas dificuldades financeiras, o novo processo de inscrições para CNH gratuita em 2020 é uma ótima notícia. Estão disponíveis aproximadamente 3 mil novas oportunidades para quem quer obter o documento sem gastar nada. 

Confira e entenda quem vai contar com essas novas vagas. Fique ligado e saiba como participar do processo de seleção para obter a Carteira Nacional de Habilitação grátis, sem pagar nenhum tipo de taxa.

CNH GRATUITA abre NOVO PROCESSO de INSCRIÇÕES
Imagem: Divulgação

Programa de Habilitação Social 2020

Foi assinado o decreto que criou o Programa de Habilitação Social 2020. O governador Ibaneis Rocha regulamentou a lei que garante a gratuidade em todo o processo de obtenção da carteira nacional de habilitação para pessoas de baixa renda. 

A boa notícia é que são cerca de 3 mil vagas para habilitação gratuita disponibilizadas pelo Departamento de Trânsito. Esses documentos sem nenhum tipo de custo devem começar a ser disponibilizados já em dezembro deste ano. 

De acordo com a definição do decreto, o número de oportunidades vai seguir de acordo com o orçamento que vai ser voltado para o programa. Além disso foram feitas algumas definições específicas sobre a distribuição das vagas. 

Vagas CNH Social Gratuita 2020

As vagas para CNH social gratuita 2020 através deste decreto oferecem centenas de oportunidades para pessoas com deficiência (PcD). Também foram definidas porcentagens para quem faz parte de algum tipo de programa social. 

A distribuição ficou assim:

  • 10% das vagas Habilitação Social para pessoas com deficiência; 
  • 40% para beneficiários de programa sociais;
  • Restante de vagas para jovens estudantes, preferencialmente. 

Outra boa notícia é que a proposta que é de autoria do Governo do Distrito Federal e tinha sido aprovada em abril agora, com a assinatura do Governador, pode começar em menos de um mês. 

Quem pode participar Programa Habilitação Social

E quem pode participar do programa Habilitação Social? É importante lembrar que existem duas categorias diferentes. São elas: Estudante Habilitado e Cidadão Habilitado. Esse último conta com 50% das vagas para portadores de deficiência e beneficiários de programa sociais. 

Qualquer pessoa com mais de 25 anos inscrita no Cadastro Único pode participar da seleção no caso do programa Cidadão Habilitado. É necessário estar procurando a primeira habilitação ou a mudança de categoria (para melhorar o currículo ou obter novos espaços no mercado de trabalho). 

Já o programa Estudante Habilitado é voltado para maiores de 18 anos que vão participar (ou participaram) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É necessário também já ter terminado o Ensino Médio em escolas públicas (ou em particulares na condição de bolsista). 

Inscrições Programa de Habilitação Social 

As inscrições Programa de Habilitação Social 2020 devem começar no início de dezembro. O decreto foi assinado no Distrito Federal no dia 10 de novembro, e de acordo com o governo o programa vai começar dentro de 30 dias. 

Ou seja, é possível que a partir do dia 10 de dezembro já estejam disponíveis as inscrições para CNH Social Gratuita. Os interessados devem saber ler e escrever e morar no Distrito Federal há pelo menos 2 anos, sem ter nenhum tipo de penalidade decorrente de infrações (médias, graves ou gravíssimas) nos últimos 12 meses antes da inscrição. 

DETRAN LIBERA NOVAMENTE: Saiba como inscritos no CadÚnico podem se INSCREVER para 4 MIL VAGAS da CNH GRATUITA

 

Leia Também