CNH GRÁTIS em TODOS os ESTADOS: Conheça a NOVIDADE e como vai FUNCIONAR

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

CNH GRÁTIS em TODOS os ESTADOS – Entenda como vai ser disponibilizado no país todo esse serviço de Carteira de Motorista que já acontece em algumas regiões do país! 

Você ouviu falar sobre a CNH Grátis em todos os estados? Essa é uma novidade que está sendo trabalhada há muito tempo por parlamentares que sabem da dificuldade de acesso para esse tipo de documento. 

Agora um projeto de lei (PL) está sendo debatido e poderá finalmente ganhar uma dimensão no território nacional. Por isso é importante conhecer e saber exatamente o que poderá ser disponibilizado para a população. 

Confira a seguir mais informações e saiba quem poderá ser beneficiado com esse programa. Entenda e saiba mais detalhes e como poderá funcionar essa ação para quem não tem condições de conseguir uma carteira de habilitação.

CNH GRÁTIS em TODOS os ESTADOS
Imagem: Divulgação

Carteira de Habilitação Social Gratuita

O Projeto de Lei 3904/2019 é o responsável pela Carteira Nacional de Habilitação Social Gratuita. A PL surgiu com a intenção de ampliar esse tipo de serviço que já acontece em algumas partes do Brasil. 

Uma CNH gratuita em todo o país poderia garantir acesso ao novo documento que irá ajudar de forma definitiva uma parte da população mais carente. Esse serviço seria muito interessante também para ajudar o mercado de trabalho como um todo. 

Isso acontece já que grande parte das empresas exige que profissionais tenham carteira de habilitação e muito não contam com isso justamente por não ter condições. Por isso é interessante saber como aconteceria a distribuição. 

Como funciona CNH Grátis 

Mas e como vai funcionar a CNH grátis (caso o texto seja aprovado)? A ideia é que os beneficiários não precisem pagar NENHUMA taxa. Ou seja, 100% da carteira seria disponibilizada gratuitamente: psicotécnicos, exames de aptidão física e exames médicos. 

Existem, ainda, alguns pré-requisitos. Quem poderá pedir a CNH grátis serão as pessoas dentro desses requisitos:

  • Necessário ter idade mínima de 18 anos para a categoria B;
  • Apenas maiores de 21 anos – ou pessoas com dois anos de carta com categoria B – poderão fazer CNH na categoria D;
  • Beneficiário deverá morar no estado em que está tentando retirar a documentação por no mínimo dois anos;
  • Já ter o nível básico da educação: entende-se, saber ler e escrever;
  • Fazer parte de família com renda familiar de 2 a 3 salários mínimos por pessoa. 

Quem quer pedir a Carteira Nacional de Habilitação gratuita também poderão ser os beneficiários do programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esses cidadãos poderão aderir automaticamente. 

Onde existe CNH Grátis

Por fim, onde já existe a CNH gratuita? São várias regiões do país que já contam com esse tipo de oferta. Em alguns municípios desses estados são divulgados editais para quem quer conseguir fazer a carteira sem pagar nada. 

Os principais locais com carteira de habilitação grátis neste momento são:

  • Amazonas; 
  • Bahia; 
  • Goiás; 
  • Paraíba; 
  • Espírito Santo; 
  • Ceará; 
  • Pernambuco; 
  • Rio Grande do Sul. 

Cada unidade de Departamento de Trânsito (Detran) funciona separadamente de acordo com o estado. 

Procure o Centro de Formação de Condutores mais perto de sua casa e informe-se!

Caixa Tem como NÃO FICAR na FILA de ESPERA: Saiba também como PAGAR CONTAS através do APP!

 

Leia Também