Notícias

CNH DE GRAÇA: saiu a lista de estados que vão oferecer Carteira de Motoristas grátis, confira

Hoje em dia, milhões de brasileiros podem buscar tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento que permite que os cidadãos possam dirigir legalmente nas vias públicas do país. O preço do processo, no entanto, pode ser uma barreira para muitos.

No entanto, uma parcela da população pode ter direito a conseguir a CNH de forma gratuita, por meio do programa CNH Social. Diversos estados oferecem essa iniciativa, mas é necessário cumprir com os pré-requisitos para poder participar. Veja mais a seguir.

Saiba mais sobre a CNH de graça; quem tem direito? / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

CNH de graça

O projeto da CNH Social permite que os brasileiros possam ter acesso à CNH de graça. O projeto existe graças à O programa está associado à Lei nº3.904 de 2019, e contempla tanto a categoria A quanto a categoria B, respectivamente, de moto e  de carro.

Quem for contemplado pelo programa poderá ter acesso a todos os trâmites da autoescola gratuitamente. Essa é uma forma de auxiliar principalmente a população mais vulnerável socialmente a ter o documento.

As vagas ficam disponíveis por editais, e elas são limitadas. Portanto, é importante ficar de olho caso o Detran da sua região oferte a modalidade.

Veja também: Dirigir com a CNH desatualizada pode dar MULTA? Como faço para solicitar o NOVO modelo?

Quem tem direito?

Os critérios podem variar de acordo com o Detran de cada região. De forma geral, no entanto, as regras para ter direito à CNH de graça são as seguintes:

  • Estar inscrito no Cadastro Único;
  • Residir no estado para o qual o candidato está se aplicando para a vaga e ter um certo tempo de moradia;
  • Estar em condição de vulnerabilidade social;
  • Possuir uma determinada renda, que pode variar, por exemplo, entre renda per capita de no máximo meio salário mínimo (em 2022, R$ 606), ou renda total que não ultrapasse 2 salários mínimos (em 2022, R$ 2.424).

Os interessados devem conferir atentamente o edital para saber exatamente quais os critérios. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o Detran da sua região.

Quais estados participam?

Não são todos os estados do país que ofertam a iniciativa. Além disso, como as vagas ficam disponíveis por meio de editais, os locais com o oferecimento de vagas podem variar de acordo com a época do ano. Para 2023, a previsão é de que os estados abaixo ofereçam vagas:

  • Roraima
  • Pernambuco
  • Rio Grande do Norte
  • Pará
  • Sergipe
  • Goiás
  • Paraíba
  • Mato Grosso do Sul
  • Acre
  • Espírito Santo
  • Maceió (mas somente em Alagoas, capital)
  • Amazonas

Vale a pena lembrar que como se trata de uma previsão, pode ser que outros estados ofereçam, e pode ser que estados dessa lista não ofereçam. Por conta disso, é necessário esperar.

Nova convocação

O Detran do Mato Grosso do Sul (Detran-MS) foi responsável por convocar cerca de 1,5 mil pessoas para a emissão da CNH de graça. Quem for selecionado deverá comparecer nas agências nas datas marcadas para começarem o trâmite.

Mais detalhes sobre a decisão encontram-se em publicação feita no Diário Oficial da União do dia 10 de novembro. Dessa maneira, na publicação é possível ver tanto o endereço da agência quanto qual é a documentação necessária.

Veja também: CNH SOCIAL: saiba se você também pode tirar a carteira de habilitação DE GRAÇA

Será possível tirar CNH sem fazer autoescola?

Conforme um Projeto de Lei (PL) proposto pela senadora Kátia Abreu, as autoescolas chegam a embolsar cerca de 80% dos valores da emissão da CNH. Ou seja, sem que elas fossem obrigatórias, a emissão do documento poderia ser mais democrática para a população de baixa renda.

Segundo o texto, os interessados na CNH poderão aprender a dirigir com parentes ou profissionais particulares, sem a necessidade de passar por autoescolas. Dessa forma, somente seria obrigatória a excecução das provas prática e teórica. Atualmente, o projeto segue em trâmite no Senado, mas ainda não tem expectativa de aprovação.

Prazo estendido para tirar a primeira via da CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou recentemente uma resolução estendendo o prazo de emissão da primeira via da carteira de habilitação. Antigamente, o prazo final era no dia 31 de dezembro de 2023, mas passou para o mesmo mês e dia do ano que vem.

Isso se deve ao fato de que a pandemia de coronavírus tornou o processo de emissão muito mais demorado, visto que o prazo máximo era de um ano.

Como os Detrans estavam encontrando dificuldades em emitir o documento dentro do tempo estipulado, o conselho decidiu aumentar o prazo vigente. Agora, os órgãos terão mais tempo para agendar as provas práticas e teóricas dos interessados em adquirem a CNH.

Said Slaibi

Professor de Português, Redação e Francês. Sou membro da equipe de redação do site PronaTEC.

Compartilhe
Publicado por
Said Slaibi

Notícias recentes

ESTES carros estão LIVRES do pagamento do IPVA em 2024: veja a lista!

Alguns veículos ficam isentos de pagar o IPVA, com o passar do tempo. Todos os…

5 horas atrás

Conta de luz vai ficar MAIS CARA? Entenda os motivos para o aumento em julho!

Com a chegada do inverno, a tendência é que a conta de luz fique mais…

8 horas atrás

Não aguenta mais AQUELE grupo do WhatsApp? Veja como SAIR sem ninguém perceber!

Muitas vezes, estar em um grupo específico de WhatsApp pode ser incômodo, mas sair pareceria…

11 horas atrás

Cartão de crédito recebe MUDANÇAS importantes que valem a partir de HOJE (02); confira

Quem utiliza cartão de crédito pode se surpreender positivamente com as mudanças que vão chegar…

16 horas atrás

Estudantes universitários podem escolher entre 6 EXCELENTES contas bancárias benefícios EXCLUSIVOS!

Estudantes universitários que precisam de uma conta bancária que supra suas necessidades podem escolher algumas…

18 horas atrás

FINALMENTE! Portabilidade das contas de cartão de crédito vai COMEÇAR a partir de HOJE (02)

A portabilidade de contas do cartão de crédito pode trazer alívio financeiro para muitos consumidores,…

20 horas atrás