CNH com 80% de desconto? Saiba mais sobre a NOVIDADE

Tirar a CNH com valores mais baixos do que os atuais é o sonho de muitas pessoas. Com a nova opção criada por uma senadora, este sonho poderá se tornar realidade.

A CNH está entre os documentos opcionais mais desejados pela população. Isso porque ela permite que o interessado passe a dirigir e com isso, abra seu leque de possibilidades de trabalho. Contudo, o acesso a este documento tem sido problemático para uma parte significativa da sociedade. O motivo é simples: os valores para realizar as aulas são exorbitantes. Com isso, uma parcela da população acaba sendo excluída da possibilidade de ter o documento. Mais detalhes você confere a seguir. Acompanhe!

Conheça os principais detalhes desta promoção. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

CNH com desconto?

A Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida como CNH, faz parte da inclusão das pessoas na sociedade. Apenas com ela é possível ter direito de dirigir um veículo dentro das leis nacionais. Contudo, para consegui-la o processo é longo. 

Além de várias etapas, o interessado também precisa desembolsar um grande valor. Essa questão acaba sendo injusta com uma parcela da população. Isso porque com os altos valores, apenas as altas conseguem o acesso. 

Porém, isso poderá mudar em um futuro próximo. A senadora Kátia Abreu lançou um novo Projeto de Lei com o objetivo de ajudar essas pessoas. A PL nº6.485/19 tem como objetivo acabar com a obrigatoriedade das auto escolas. 

Elas foram recolhidas, pela própria senadora, como o ponto principal de alto custo no processo. Caso a iniciativa receba os votos positivos em todas as instâncias poderá causar um desconto de cerca de 80% na obtenção do documento. 

Entretanto, é importante lembrar que algumas coisas não poderão mudar. Logo, os futuros motoristas ainda terão de realizar os exames médico e psicotécnico. Também haverá provas teóricas e práticas. Esses processos continuarão sendo pagos, porém, diretamente aos órgãos correspondentes e não às autoescolas. 

Veja também: CNH com desconto de 80%? Talvez você possa ter direito! 

Como aprender a dirigir?

Uma dúvida que poderá assolar a população é sobre o processo de aprendizagem. Sabemos que nas autoescolas primeiro participamos das aulas de leis do trânsito para em seguida fazer a prova teórica. Como já citado, esta última parte não irá mudar. 

Sendo assim, os futuros motoristas deverão buscar formas de aprender sobre as leis. Será possível encontrar essas informações na internet, solicitar a ajuda de conhecidos ou mesmo contratar funcionários particulares para aprender. 

Mas, com certeza, a parte prática é a que mais assusta. Neste caso, se o projeto for aceito, existem algumas opções. Os interessados poderão tomar aulas com os próprios familiares e amigos em seus carros. Contudo, aqueles que não tiverem essa opção, terão a escolha de contratar um profissional. 

Com a novidade, a criação de um novo posto de trabalho surge. Os instrutores particulares serão um grupo de pessoas que atuarão no ensino prático. Eles deverão seguir as regras do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), recebendo um documento de permissão para atuar desta maneira. Assim, será possível contratá-los de forma particular. 

Ademais, é importante destacar que as autoescolas não deixarão de existir. Os interessados ainda podem escolher realizar todo o processo através dessas empresas. A diferença é que a partir do momento de aprovação da lei, não será mais obrigatório passar por elas. 

Para aqueles que não possuem noção dos valores, atualmente, existem instituições que cobram mais de R$ 3 mil para a obtenção do documento. Dessa forma, a novidade poderá auxiliar bastante quem busca conseguir sua CNH. 

Veja também: Nova lei da CNH pode pegar todos os motoristas de surpresa: SUSPENSÃO à vista?