Tem CNH categoria B? Saiba que você está PRESTES a ganhar um novo benefício, entenda!

As pessoas que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B já podem comemorar, isso porque será disponibilizado um novo benefício para este grupo. Confira a novidade!

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), também popularmente conhecida como carteira ou carta de motorista, se caracteriza enquanto documento oficial que possibilita que uma pessoa conduza veículos automotores terrestres no Brasil. Dessa forma, o seu porte é obrigatório para os motoristas ao redor de todo o país. 

A CNH ainda conta com as principais informações do cidadão, como o número dos seus principais documentos, fotografia recente e também alguns dados adicionais, como a necessidade do uso de lentes de contato ou óculos de grau na hora de dirigir, por exemplo. Devido a esses fatores, a carteira de motorista pode ser usada como documento de identificação no Brasil. 

Nos últimos dias, foi divulgada uma excelente notícia para as pessoas que possuem a CNH na categoria B, que em breve poderão ter acesso a um novo benefício. Portanto, confira a seguir a novidade!

Pessoas que utilizam CNH na categoria B poderão ser contempladas com uma novidade. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Motoristas que possuem CNH na categoria B ganham um novo benefício

O projeto de lei 3.942/2020 foi introduzido no país em julho deste ano e foi encabeçado pelo Deputado Federal Marcio Alvino. O objetivo do projeto é agitar a discussão a respeito das normas de trânsito no Brasil. A proposta tem o intuito de possibilitar que os motoristas que tenham CNH na categoria B consigam conduzir os veículos acoplados a reboques por meio de um peso bruto total de até 6 toneladas. 

Hoje em dia, esses condutores estão limitados a conduzir os reboques com um peso de até 3.500 kg ou então motorhomes que tenham até seis toneladas. O projeto, que tem o intuito de corrigir a desigualdade nas regras de trânsito, tem um impacto um tanto quanto significativo, principalmente para os proprietários de caminhonetes. 

De acordo com o apontado pelo deputado que redigiu a proposta, diversas caminhonetes disponíveis no mercado hoje em dia pesam cerca de 3 mil kg, fazendo com que seja praticamente inviável o seu uso com reboques e trailers dentro das atuais limitações. A aprovação do projeto poderia, logo, abrir novas possibilidades para esse grupo de condutores.

Confira também: Dirigir motos sem CNH já é uma REALIDADE no Brasil; veja o que é preciso para isso

Como está o andamento da proposta?

O comitê especializado em Viação e Transportes da Câmara dos Deputados deu sinal positivo para o Projeto de Lei 2400/22, que tem a proposta de aumentar o peso bruto total permitido para os veículos necessitando de CNH na categoria B para 3.700 kg, o que representa uma elevação em relação ao limite atual de 3.500 kg. 

O último valor é um padrão global para que seja possível diferenciar entre vans e caminhonetes (abaixo de 3.500 kg) e caminhões (acima do limite estabelecido). Caso a mudança venha a ser aprovada, ela deverá modificar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O deputado Neto Carletto (PP-BA) ainda recomendou que o projeto fosse aprovado com algumas alterações. Isso porque Carletto acredita ser necessário um acréscimo de 200 kg no limite, pois isso não afetaria a capacidade do motorista. 

Saiba mais: Novas CATEGORIAS da CNH: condutores terão que ALTERAR o documento?