CNH cassada por conta de dívidas? Entenda!

Descubra se sua CNH será cassada por conta de dívidas; motoristas precisam ficar de olho para não perder o documento

A CNH representa um dos documentos mais importantes no Brasil, fazendo com que os condutores fiquem atentos a qualquer mudança ocasional. Assim, a cassação de CNHs está causando medo em parte dos motoristas.

A seguir, você verá como se prevenir de ações dessa natureza e por qual razão deve preservar a integridade do documento.

CNH cassada por conta de dívidas? Entenda!
Cassação de CNH por dívidas! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Preservando o documento

A saber, manter a integridade da Carteira Nacional de Habilitação é necessário por diversos motivos que vão além do simples cumprimento da lei. Afinal, o documento é essencial para a mobilidade e segurança no trânsito, e a cassação traz implicações severas.

A CNH é muito mais que uma licença para dirigir. Ela atesta a capacidade e responsabilidade do condutor no tráfego. Logo, perder essa documentação por infrações graves significa não apenas a suspensão do direito de dirigir, mas também implica em penalidades que afetam diretamente a rotina e a vida do indivíduo.

A cassação da CNH pode resultar na impossibilidade de exercer certas profissões, especialmente aquelas que dependem da habilidade de dirigir, impactando a renda e o sustento pessoal e familiar. Além disso, a perda do documento pode acarretar em dificuldades para cumprir obrigações cotidianas, como levar crianças à escola, ir ao trabalho ou realizar atividades básicas do dia a dia.

Portanto, estar em dia com a CNH não é apenas uma questão de cumprir a lei, mas de garantir a segurança própria e dos outros usuários das vias.

Em outras palavras, preservar esse documento é um compromisso com a responsabilidade no trânsito, contribuindo para a redução de acidentes e preservação de vidas. É indispensável zelar pela integridade da CNH, seja por ser um documento legal ou pelo compromisso com a segurança no tráfego.

Saiba mais: CNH grátis ainda em 2023? Saiba mais!

CNH cassada por conta de dívidas

No Brasil, dois temas não saem da boca do povo: preservação da CNH e quitação de dívidas. Contudo, você deve estar se perguntando o que um assunto tem a ver com o outro.

Pois bem, nos últimos tempos, muito tem se falado a respeito da cassação de CNH por conta de dívidas. Dessa forma, a pendência de débitos pode ser uma grande preocupação para os motoristas.

Como bem sabemos, mais de 70 milhões de pessoas já entraram para a lista de negativados dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Apesar do Programa Desenrola Brasil já ter renegociado bilhões em pendências financeiras, ainda assim o número de inadimplentes segue alto.

Além disso, muitos desses endividados possuem o documento de habilitação, o que os leva ao temor de perdê-lo.

Portanto, uma decisão do STF em fevereiro estabeleceu que documentos como a CNH podem ser apreendidos em caso de débitos pendentes. Sendo assim, é importantíssimo compreender quando ocorre apreensão do passaporte e da CNH.

Independentemente do tipo de dívida e sua origem, ela pode alcançar o estágio de cobrança judicial. Mas, antes disso, a instituição credora deve tentar contato com o devedor através de carta, telefone ou e-mail.

Por fim, se as tentativas de contato não tiverem êxito, o juiz poderá tomar todas as medidas cabíveis, como suspender a CNH do endividado.

Veja também: Tire sua CNH de graça: 25 MIL vagas disponíveis