Concurso Nacional Unificado: confira a lista de cidades

Confira a lista completa de cidades que vão fazer parte do Concurso Nacional Unificado; chance única de garantir efetivação

Após o anúncio do Concurso Nacional Unificado, milhares de concurseiros ficaram animados com a possibilidade de ingressar num cargo público. Afinal, a disputa por uma vaga nos certames é grande e exige muito estudo.

Nesse sentido, hoje veremos a lista de cidades que o Concurso Nacional Unificado vai contemplar. Fique de olho e não perca nenhum detalhe!

Concurso Nacional Unificado: confira a lista de cidades
Lista de cidades do Concurso Nacional Unificado! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Estabilidade financeira pós efetivação

A efetivação em um cargo público por meio de concurso oferece estabilidade financeira para os brasileiros devido a uma série de fatores fundamentais. A segurança financeira advém principalmente da garantia de emprego e de um salário regular e previsível.

Os concursos públicos são conhecidos por oferecer estabilidade no emprego, uma vez que o vínculo do servidor com o Estado não está sujeito a instabilidades econômicas ou mudanças políticas. Isso proporciona uma tranquilidade significativa, já que o servidor não está sujeito aos riscos comuns do mercado de trabalho privados.

Além disso, a remuneração nesses cargos, embora possa variar de acordo com a carreira e nível do cargo, geralmente é estável e acompanha reajustes regulares.

Ainda mais importante, muitos cargos públicos oferecem benefícios como planos de saúde, previdência complementar e estabilidade mesmo após a aposentadoria.

Essa estabilidade proporcionada pelos cargos públicos é vista como uma âncora em um cenário econômico muitas vezes volátil, oferecendo aos brasileiros a confiança de um salário estável e de benefícios que contribuem para a segurança financeira pessoal e familiar ao longo do tempo.

Por fim, outro benefício, que não podemos esquecer, é o Pasep. Apesar de só receberem aqueles que ganham até 2 salários mínimos, o abono salarial mediante atuação em ano-base garante praticamente um décimo quarto salário.

Saiba mais: Concurso Nacional Unificado acontece EM BREVE; veja dicas conheça a banca

Cidades do Concurso Nacional Unificado

Depois que o Governo Lula anunciou mais detalhes sobre o Concurso Nacional Unificado, milhares de cidadãos que já estudam para concurso ficaram mais animados.

Devido aos direitos que você possui por ser aprovado num concurso público, o CNU é uma notícia ainda mais positiva para quem deseja ter estabilidade financeira.

Nesse caso, o certame será basicamente um Enem dos concursos, e já tem as cidades de aplicação definidas.

De pouco em pouco, o Governo Federal vem divulgando detalhes mais abrangentes a respeito da prova. Assim, mesmo que não tenha uma data exata para ocorrer, estima-se que ele aconteça até março do ano que vem.

Nesta semana, foi divulgada a lista de cidades onde as provas serão aplicadas. No total, os candidatos de 180 cidades espalhadas pelo Brasil afora terão acesso fácil ao Concurso Nacional.

Um dos critérios para escolha das cidades foi a facilidade de acesso e estrutura para aplicação do certame. Assim, são 39 municípios da região Norte, 54 do Nordeste, 20 do Centro-Oeste, 44 do Sudeste e 23 da região Sul. Veja se sua cidade faz parte no seguinte link: https://bit.ly/3uDNuyd.

Por fim, o que sabemos até agora sobre o Concurso é que ele vai disponibilizar 6640 vagas, em diferentes níveis de ensino. O maior número de vagas será para o nível superior, com 5948 oportunidades. Já para o nível médio, 692 chances vão abrir.

Os cargos disponíveis serão da administração federal, com salários que chegam a R$ 23 mil. Já a banca que o Governo escolheu é a Cesgranrio, responsável por diversos certames famosos. Agora, basta aguardar o edital completo com todas as informações.

Veja também: Prefeitura abre vagas em todos os níveis de escolaridade: concurso garante salários de até R$ 9,5 MIL