Cidadão não faz parte do público que será analisado para o Auxílio Emergencial 2021 – Como RESOLVER…

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Cidadão não faz parte do público que será analisado para o Auxílio Emergencial 2021: Confira o que quer dizer esse problema na consulta do Auxílio! 

Muitos brasileiros e brasileiras ainda estão em dúvida sobre a consulta do benefício que começou em abril. Entre as questões neste momento, muitos beneficiários estão encontrando a mensagem: “cidadão não faz parte do público que será analisado para o Auxílio Emergencial 2021”. 

A seguir, entenda o que quer dizer exatamente essa notificação que pode surgir no momento de consultar o Auxílio. Fique por dentro e saiba como resolver e o que fazer para garantir os seus pagamentos. 

Cidadão não faz parte do público que será analisado para o Auxílio Emergencial 202
Imagem: Fabio Lima/O POVO/Divulgação

Não faz parte do público que será analisado para o Auxílio Emergencial 2021

Começaram os pagamentos do Auxílio Emergencial e muitas pessoas ainda estão aguardando o resultado para saber se vão receber ou não. A consulta para saber quem pode receber ou não é feita pelo site do Dataprev e Ministério da Cidadania. 

O problema é que muitas pessoas estão acessando e encontrando a mesma mensagem:

  • Cidadão não faz parte do público que será analisado para o Auxílio Emergencial 2021. Se você pertencer ao público que recebe Bolsa Família, aguarde que seu processamento será realizado em breve. 

Mas o que isso quer dizer? Vou ter o Auxílio Emergencial bloqueado? Não exatamente. Esse resultado pode indicar que você ainda não teve o seu cadastro analisado ou pode indicar que você realmente não vai receber. Entenda melhor a seguir. 

Cidadão não faz parte do público analisado Consulta Dataprev

Quem faz a consulta no Dataprev e encontra a mensagem que o ‘cidadão não faz parte do público analisado’ deve entender qual é a sua situação específica. Quem não é beneficiário do Bolsa Família precisa ficar atento. 

Essa mensagem pode significar que você realmente não vai receber o Auxílio Emergencial. Esses são os casos de beneficiários que:

  • Não fizeram a inscrição para receber o Auxílio em 2020; 
  • Tiveram o benefício cancelado ou negado em 2020; 
  • Não estão nos pré-requisitos do Auxílio Emergencial em 2021. 

Lista de quem não pode receber o Auxílio Emergencial!

Como resolver erro Auxílio Cidadão não faz parte do público

Mas então: como resolver o erro ‘cidadão não faz parte do público que será analisado para o Auxílio? Se você é beneficiário do Bolsa Família, é importante aguardar já que essa mensagem pode indicar apenas que o seu cadastro ainda não foi avaliado, mas será em breve. 

Quem não é do programa Bolsa Família deve fazer a contestação do Auxílio Emergencial negado. Nesse caso é só apertar no botão que surge junto com a mensagem para contestar o resultado específico. 

Em alguns casos, porém, é necessário fazer a contestação de outra forma.

Não aparece o botão contestar Auxílio Emergencial 2021

Muitas pessoas estão relatando que, ao fazer a consulta, não aparece o botão ‘Contestar’ do Auxílio Emergencial em 2021. Esse é um caso específico em que o Dataprev entendeu que o beneficiários não pode receber o pagamento: ou seja, teve o benefício negado. 

Nesse caso, a opção mais viável é a contestação do Auxílio negado pela DPU 2021 (Defensoria Pública da União). Quem quiser entrar com recurso nesse caso, pode usar o novo aplicativo do órgão. 

O passo a passo para contestar Auxílio negado pela DPU fica assim:

  • Baixe o aplicativo DPU Cidadão (sistemas iOS ou Android); 
  • Procure a opção para contestação do Auxílio Emergencial; 
  • Confira a lista de documentos que devem ser disponibilizados; 
  • Apresente os documentos que comprovem sua elegibilidade para receber o Auxílio; 
  • Confirme a solicitação e aguarde a análise e registo de dados da DPU. O acompanhamento acontece pelo app também.

 

Leia Também