ChatGPT vai substituir médicos? Situação IMPRESSIONANTE pode SELAR O DESTINO da profissão no mundo

Um novo acontecimento envolvendo o chatbot pode revolucionar a forma que os médicos diagnosticam seus pacientes. Entenda.

O ChatGPT foi lançado em 2022 e já está fazendo o maior sucesso. A tecnologia foi criada pela Open AI – entidade americana que, inicialmente, era sem fins lucrativos. Por meio da ferramenta de IA (Inteligência Artificial), é possível criar textos, artigos, fazer pesquisas, entre outros. Desde que a tecnologia se tornou popular, existe uma preocupação com a possibilidade dela tomar os postos de trabalho dos humanos. 

Um caso recente reacendeu o debate. Agora, os médicos são os ‘alvos’ do ChatGPT. Acontece que a tecnologia realizou um feito impressionante, que promete revolucionar a profissão de medicina. Até então, se acreditava que a IA seria usada para substituir atividades mais simples. No entanto, agora existe o risco da tecnologia exercer até mesmo as profissões mais complexas, como a medicina. 

ChatGPT-vai-substituir-médicos
ChatGPT realiza feito impressionante – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Mulher descobre diagnóstico do filho através do ChatGPT: conheça a história de Alex

Nas últimas semanas, um caso incomum tem ganhado atenção da imprensa norte-americana – e de outros países. Courtney é uma mãe aflita. Seu filho começa a sentir uma série de dores durante o começo da pandemia do Covid-19. Ela não sabe o que fazer e decidi levá-lo ao médico. O especialista não chega a um diagnóstico e recomenda a ingestão de ibuprofeno, apenas. Não satisfeita, a mãe opta por levar sua criança ao dentista, já que o motivo da dor poderia ser algo relacionado ao dente. 

Ainda sem diagnóstico, o pequeno Alex vai ao ortodontista, que recomenda um tratamento. A solução funciona por alguns meses. Mas depois, ele volta a sentir dores e dificuldades em respirar. A mãe aflita, já não sabe mais o que fazer. Caso tivesse um diagnóstico, poderia encontrar uma solução eficiente para melhorar as condições de sua criança. 

O tratamento do ortopedista, no entanto, causa um novo problema ao Alex: dificuldade no crescimento. A mãe leva o filho ao pediatra, que relata ser algo comum. Por conta do Covid-19, muitas crianças tiveram uma série de problemas relacionados ao crescimento. Courtney leva seu filho a 17 especialistas, no total. Nenhum consegue chegar a um diagnóstico. Então, ela toma uma decisão drástica: consulta o ChatGPT. 

Ela coloca todos os sintomas no chatbot, além de mencionar que seu filho não consegue cruzar as pernas. Vale destacar que a mãe também envia ressonância e outros exames para a IA. E assim, finalmente, consegue um diagnóstico. 

Veja também: 99 também será OBRIGADA a contratar motoristas de carteira assinada? Descubra a VERDADE sobre a polêmica da Uber

Descubra o diagnóstico de Alex 

Depois de um exame médico, a mãe confirmou o que o ChatGPT havia dito. Seu filho sofre de uma síndrome rara, em que sua medula espinhal está presa. Para especialistas, o ocorrido mostra que a IA pode auxiliar na medicina. Quando a equipe médica não chega a um diagnóstico, o chatbot poderá ser usado. 

Em seguida, basta fazer o exame necessário para confirmar o diagnóstico. Além de recursos, a medida também vai economizar o tempo – dos pacientes e médicos. Mesmo assim, a profissão jamais será substituída pela IA. 

Veja também: NÃO seja ENGANADO nunca mais: descubra se você está recebendo a velocidade de internet contratada