Chat GPT fez o Enem: o que aconteceu? Inteligência Artificial conseguiu atingir a nota MÁXIMA?

A nova tecnologia que conta com as ferramentas da Inteligência Artificial está dando o que falar entre os cidadãos, tendo em vista a capacidade atribuída ao Chat em questão.

Não é segredo para ninguém que a tecnologia está cada vez mais presente na vida de cada pessoa. Isso porque, todos os dias, sem exceção, as pessoas entram em contato com alguma ferramenta tecnológica, capaz de proporcionar diversas ferramentas e funcionalidades.

Em virtude desse avanço tecnológico, portanto, a chamada Inteligência Artificial tem atingido ferramentas que chocam aqueles que a utilizam. A novidade da vez, portanto, é o Chat GPT, que estabelece um diálogo extremamente realista com o usuário.

Neste sentido, tendo em vista a novíssima proposta do Chat em questão, para que fosse possível testar o sistema, foi proposto um desafio que consistia em averiguar se o Chat era ou não capaz de responder as questões do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

De forma antecipada, vale dizer que a resposta do experimento muito provavelmente irá te surpreender. Logo, vale conferir como isso aconteceu e qual foi o resultado final.

Chat GPT
Como funciona a tecnologia / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saiba o que é e como funciona o Chat GPT

Antes de mais nada, é extremamente válido entender como funciona a nova tecnologia do Chat GPT, para somente assim conferir o experimento em questão. Primeiramente, como dito anteriormente, o Chat utiliza o sistema de Inteligência Artificial (AI – considerando a sigla em Inglês).

A proposta do Chat já estava sendo anunciada desde os meados do ano de 2022, contudo, o lançamento da versão beta aconteceu no fim do ano. Mais precisamente, ao decorrer do mês de novembro. Ao ser lançado ao mercado digital, o algoritmo foi imediatamente acatado pelo público, em virtude das novidades dispostas.

De forma simplista, portanto, o Chat foi desenvolvido com o objetivo de criar diálogos virtuais. Isto é, estabelecer um contato direto e altamente real com o usuário, sem que pareça que, na verdade, o diálogo está acontecendo com uma máquina de Inteligência Artificial.

Além disso, o Chat conta com as tecnologias propostas pela Machine Learning, capaz de possibilitar um diálogo e uma conversação extremamente fluida. Também é necessário pontuar que o Chat foi desenvolvido pela empresa Open AI, em São Francisco, contando com a participação do co-fundador, Elon Musk, e o atual CEO, Sam Altman.

Veja também: Aprenda a BLOQUEAR prints das suas mensagens no WhatsApp e aumente sua segurança

Confira o experimento

Agora que já foi possível entender como funciona a tecnologia do Chat, vale conferir qual foi o resultado do experimento. Antecipadamente, vale dizer que o ENEM é uma prova realizada de forma anual, que tende a medir o conhecimento dos candidatos, para que assim seja possível ingressas na faculdade.

Desse modo, a proposta tende a analisar qual o desempenho do Chat em relação à prova. Contudo, é necessário pontuar que existem algumas limitações. Isto é, a experiência foi proposta pelo canal Manual do Mundo, disponível no YouTube, onde foi necessário trasncrever as questões da prova no Chat.

Melhor dizendo, o ENEM conta com diversas imagens, logo, foi preciso descrever essas imagens, para que assim fosse possível onter uma responde da tecnologia em questao. Assim sendo, de acordo com o resultado apresentado pela máquina, os acertos foram:

  • Questões de linguagens – 32 acertos de 45 questões;
  • Ciências Humanas – 40 acertos de 45 questões;
  • Ciências Naturais – 21 acertos de 45 questões;
  • Matemática -12 acertos de 44 questões.

Assim sendo , após uma breve ponderação do resultado com o cálculo realizado pelo ENEM, o TRI (Teoria da Resposta ao Item), a máquina obteve 60% de acerto. Também vale dizer, que a máquina foi capaz de escrever a redação completa, porém, não foi possível obter uma estimativa de nota.

Dessa forma, considerando os acertos (sem a redação), considera-se que a máquina obteve uma nota 22% acima da média dos candidatos do ENEM, que atualmente, é um pouco maior de 500.

Por fim, para acessar o Chat GPT, basta acessar o link oficial (chat.openai.com).

Veja também: InstaCash: aplicativo de recompensas diárias pode servir como RENDA EXTRA? Quanto é possível sacar?