Passou no ENCCEJA em 2021: Veja como pegar o seu CERTIFICADO ONLINE – Passo a Passo

Atualizado Hoje!

Solicite a sua certificação sem sair de casa! Saiba como obter o certificado do Encceja neste ano! 

Se você já viu o gabarito do Encceja 2020 e está confiante com o número de acertos, fique ligado! Muitas instituições responsáveis pela certificação estão oferecendo os certificados online da prova. 

Confira tudo o que você precisa saber para retirar o seu documento sem precisar sair de casa. Se você passou no Encceja, saiba como funciona o processo de solicitação do seu documento oficial. 

Passou no ENCCEJA em 2021: Veja como pegar o seu CERTIFICADO ONLINE - Passo a Passo
Veja como pegar o seu CERTIFICADO ONLINE – Passo a Passo. / Imagem: Divulgação.

Como saber se passei no Encceja 

Vamos começar falando sobre a principal dúvida de milhares de brasileiros: como saber se passei na prova do Encceja 2020? Quem fez o exame no dia 29 de agosto de 2021, está aguardando os resultados das provas. 

Mas é importante lembrar que o gabarito oficial do Encceja em 2021 já foi disponibilizado. Todos já podem acessar o site e conferir como foi o desempenho e quantas questões acertaram. 

Correção Encceja 2020

Mas muita atenção: a correção do Encceja 2020 será feita da mesma forma que edições anteriores, a partir do sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI). O que isso quer dizer?

Que você não é avaliado pelo número de questões que acertou, mas pela estrutura toda da prova. Se você acertou questões muito difíceis e errou todas fáceis, sua nota deve ser pior do que a de alguém que acertou as mais fáceis e errou as difíceis.

Essa é uma forma do sistema de encontrar quem só chutou no exame e quem fez a prova de verdade. 

Passei no Encceja, e agora

Professores e especialistas na prova afirmam que é possível encontrar uma “margem” em que os alunos geralmente são aprovados. Sabendo que cada eixo possui 30 questões, a pergunta é: quantas questões precisa acertar para passar no Encceja?

Em geral, quem acerta de 12 a 16 questões já consegue a certificação naquele eixo específico, de acordo com especialistas. Mas lembrando: isso NÃO é uma fórmula exata, ainda é necessário a divulgação das notas do Encceja (sem data ainda). 

Se você acertou esses valores e passou no Encceja, qual é o próximo passo? Buscar sua certificação. 

Certificado do Encceja 2020 

São dois tipos de certificação do Encceja 2020: a declaração de proficiência (para quem passou em uma ou mais matérias – não em todas) e o certificado de conclusão (para quem conseguiu todas as notas mínimas). 

Você só pode solicitar o certificado do Encceja 2020 depois que saíram os resultados oficiais. Por isso não tente dar entrada no documento agora, a não ser que você tenha feito a prova em anos anteriores e ainda não tenha retirado o seu. 

Como retirar Certificado do Encceja Online 

Por fim, vamos ensinar como retirar o certificado do Encceja online em 2021. A grande maioria dos certificadores estão usando esse tipo de processo para facilitar a vida dos estudantes. 

Confira o passo a passo para solicitar certificado do Encceja online neste ano:

  1. O primeiro passo é encontrar o site do seu certificador: procure no Google o termo ‘solicitação de certificado do Encceja + [NOME DO INSTITUTO CERTIFICADOR]’;
  2. Por exemplo, se a sua unidade certificadora é o IF de São Paulo, escreva no Google solicitação de certificado do Encceja IFSP;
  3. Você vai entrar na primeira opção – no caso do nosso exemplo, no site: https://suap.ifsp.edu.br/encceja_ifsp/solicitar_certificado_inep/;
  4. Agora é só escolher a opção desejada (em alguns sites) ou adicionar os seus dados diretamente. 

Em caso de dúvida, é sempre recomendável que você ligue para a sua unidade certificadora. Caso você não tenha como unidade um IF, ligue para a Secretaria de Educação que aparece na sua Página do Participante. 

 

Leia Também