- Publicidade -

Certificado Nacional de Vacinação: SP vai exigir em todos os eventos

O Governo do Estado de São Paulo tomou mais uma medida na tentativa de barrar a propagação do vírus.

0

Com o aumento significativo nos casos de Covid e Gripe na cidade de São Paulo, a Prefeitura informou que será obrigatório o comprovante de vacinação em todos os eventos da cidade a partir da próxima segunda-feira, dia (10), com a intenção de barrar a propagação dos vírus.

- Publicidade -

Por mais que, aparentemente, seja uma ação drástica, a decisão foi tomada com a intenção de conscientizar as pessoas com relação à importância da vacinação, que diminui o número de contágios e evita óbitos. O número de atendimentos relacionados a pacientes com síndromes gripais tem surpreendido as autoridades, já que em um único dia 53 mil pacientes procuraram os serviços de saúde com os sintomas.

Muitas outras medidas têm sido tomadas com a intenção de zelar pela saúde da população e salvar vidas, como o carnaval de rua que teve seu cancelamento anunciado e a conscientização constante ao uso de máscara, álcool em gel e distanciamento sem aglomerações.

Certificado Nacional de Vacinação: SP vai exigir em todos os eventos
Certificado de vacinação será exigido. Imagem: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.

Afinal, o que é o Certificado Nacional de Vacinação?

- Publicidade -

O Certificado também é chamado por muitos de Passaporte da vacinação, já que possibilita a entrada em locais aos quais pessoas não vacinadas estão proibidas de entrar, e nada mais é do que um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a Covid-19

Veja também: Passo a Passo Inscrição Auxílio Brasil 2022: Quem tem direito?

Como obter o Certificado Nacional de Vacinação?

Assim que as vacinas estiverem com seu ciclo concluído, todas as informações deverão estar inseridas nos sistemas de saúde integrados. Após os registros concluídos, o cidadão poderá emitir o seu certificado na versão web do Conecte SUS Cidadão ou pelo aplicativo de vacinação. E-saúde, onde ele já deverá ter feito seu cadastro com os dados necessários.

- Publicidade -

Outra maneira de conseguir o certificado é através do serviço do PoupaTempo por aplicativo.

De que maneira será exigido?

O Certificado será obrigatório em eventos com mais de 500 pessoas, podendo ser apresentado no próprio celular ou de maneira física, impresso. Inicialmente ele seria obrigatório em bares, restaurantes e shoppings, mas devido a uma forte pressão do setor, o certificado será opcional para cada estabelecimento.

A obrigatoriedade então será para feiras, congressos, shows e jogos, sendo apenas recomendado para os demais locais. O descumprimento da exigência pode levar a interdição do local, assim como multas que irão variar  de acordo com o tamanho do estabelecimento, consequências essas que já haviam sido definidas no início da pandemia. As autoridades afirmam que enquanto os casos de pacientes com Covid-19 e suas variantes estiverem aumentando, as medidas continuarão a ser impostas para benefício da população e estabilização do sistema de saúde.

- Publicidade -

Veja também: Como funciona a Revisão do FGTS? Veja o passo a passo de como solicitar em 2022

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais