Certidão FGTS 2021: O que é, como emitir a certidão negativa de débitos e pra que serve o CRF

Atualizado Hoje!

Certidão FGTS 2021: Veja a seguir como funciona esse documento do Fundo de Garantia e como emitir sem ter problemas!

Muitas pessoas neste momento estão procurando serviços de financeiras que exigem a certidão FGTS 2021. Por isso é importante que você saiba exatamente o que é esse documento e como retirar ele sem problemas. 

Entenda a seguir o que é essa emissão e como fazer isso sem precisar sair de casa. Fique ligado e mantenha todas as informações do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) atualizado. 

Certidão FGTS 2021
Imagem: Divulgação

O que é certidão FGTS 

Vamos começar pelo básico: o que é certidão FGTS? Muitas pessoas estão precisando solicitar esse documento e não sabem exatamente como funciona e o que é esse tipo de certificado. 

Em resumo, a certidão de FGTS é um documento que comprova que não existem pendências ou dívidas das empresas no Fundo de Garantia. É possível verificar nesta documentação se o empregador está realmente depositando o valor para seus funcionários mensalmente. 

Muitas pessoas chamam esse documento de Certidão Negativa de Débitos da Previdência Social ou então de Certificado de Regularidade do FGTS (CRF). É importante lembrar que estamos falando do mesmo documento. 

Para que serve Certidão FGTS 

Geralmente os trabalhadores não precisam se preocupar com essa documentação já que ela é mais voltada para quem é empregador e possui funcionários. A certidão FGTS serve para comprovar que não existem irregularidades (dívidas e pendências) por parte do empregador. 

Como muitos já sabem, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço nada mais é do que uma espécie de conta dos trabalhadores formais. O patrão precisa, por lei, fazer um depósito mensal de uma parte do salário desse profissional nessa conta e a certidão serve para comprovar que isso está sendo feito. 

Emitir Certificado de Regularidade do FGTS

Quem ainda não sabe como emitir o certificado de regularidade do FGTS pode ficar tranquilo. O processo é todo feito rapidamente e de forma online, por computador ou celular com acesso à internet. 

Confira como tirar a certidão do FGTS em 2021 através do passo a passo:

  1. Acesse o site do FGTS para retirar a certidão do Fundo de Garantia (https://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx); 
  2. Clique na opção “Sou Empregador”; 
  3. Agora vá até o botão “O que é regularidade para com o FGTS?”;
  4. Na página vá até a opção “Consultar Certificado de Regularidade do FGTS – CRF”;
  5. Agora selecione “Consultar CRF“;
  6. Digite o seu número de CNPJ ou o CEI da empresa (somente números) e deixe o campo da UF em branco;
  7. Se você for usar o CNPJ básico é necessário disponibilizar também o estado (unidade federativa) onde se encontra a empresa;
  8. Nessa nova página você vai ver se sua empresa está regular ou não;
  9. Se estiver tudo certo, para emitir uma cópia do CRF é só clicar em “Obtenha o Certificado de Regularidade do FGTS – CRF”. Pronto!

Liberado! 15 benefícios através do CadÚnico: Inscrições do mês de maio estão abertas…

Publicado em: FGTS
 

Leia Também