ESTES celulares serão abandonados pelo app do WhatsApp: confira a partir de quando deixarão de funcionar

Ao todo, 47 aparelhos vão deixar de receber o suporte do WhatsApp a partir do dia 31 de dezembro de 2022. Apple e Samsung estão na lista, confira.

O avanço da tecnologia faz com que alguns dispositivos e sistemas se tornem obsoletos e deixem de ser utilizados pelos usuários, mesmo que de forma forçada. É exatamente isto que está ocorrendo com alguns modelos de celulares mais antigos que vão deixar de ter o app do WhatsApp funcionando em breve.

O procedimento é tido como normal no meio dos aplicativos e plataformas, tendo em vista que o suporte para os aparelhos mais antigos tem um custo de manutenção do sistema, com o WhatsApp não é diferente. Atualmente o aplicativo é o mais utilizado pelos brasileiros, seja de forma pessoal ou profissional, o fato é que o mensageiro já virou parte da rotina.

Essa não é a primeira vez que o app de mensagens “abandona” determinados aparelhos, em outubro deste ano 40 dispositivos deixaram de ter suporte ao WhatsApp. Por isso, é importante dar uma olhada nos smartphones Android e iOS que vão deixar de ter acesso ao app, a lista inclui modelos básicos e intermediários de marcas tradicionais.

ESTES celulares serão abandonados pelo app do WhatsApp: confira a partir de quando deixarão de funcionar
A lista possui mais de 40 aparelhos de marcas como Samsung, Apple e LG. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O app do WhatsApp vai deixar de funcionar?

Não. O que vai acontecer é que os usuários que possuem os aparelhos da lista a seguir não vão conseguir atualizar o WhatsApp ou corrigir bugs, mas o aplicativo pode continuar sendo utilizado normalmente. O suporte vai deixar de ser oferecido a partir do dia 31 de dezembro de 2022.

É importante esclarecer que os aparelhos que vão deixar de ter o WhatsApp são apenas aqueles com sistemas operacionais ultrapassados, que não recebem mais atualizações e que não atendem aos requisitos mínimos do mensageiro para que seja possível fazer a instalação ou atualização do aplicativo.

Os requisitos para que o WhatsApp funcione em aparelhos Android é ter, pelo menos, o sistema operacional Lollipop, que corresponde ao Android 5.0. No caso dos iPhones é preciso ter o iOS 12. Você pode descobrir a versão do seu sistema operacional nas configurações do dispositivo.

Veja também: ESTA função do WhatsApp ajuda a corrigir PIOR erro dos usuários no app

Lista de aparelhos

A lista inclui modelos considerados básicos e intermediários, das principais marcas do mercado de smartphones como Samsung, Apple, LG, Lenovo e Sony. Outras marcas que não são tão populares no Brasil também possuem aparelhos na lista.

De acordo com a Meta, o suporte deixará de ser oferecido a partir de uma avaliação que envolve análise de dispositivo, de software e da quantidade de pessoas que usam esses aparelhos. Confira a lista de acordo com a marca dos 47 modelos de smartphone:

Apple
iPhone 5
iPhone 5c

Archos
Archos 53 Platinum

HTC
HTC Desire 500

Huawei
Huawei Ascend D
Huawei Ascend D1
Huawei Ascend D2
Huawei Ascend G740
Huawei Ascend Mate
Huawei Ascend P1
Huawei Ascend D quad XL

Lenovo
Lenovo A820

LG
LG Enact
LG Lucid 2
LG Optimus 4X HD
LG Optimus F3
LG Optimus F3Q
LG Optimus F5
LG Optimus F6
LG Optimus F7
LG Optimus L2 II
LG Optimus L3 II
LG Optimus L3 II Dual
LG Optimus L4 II
LG Optimus L4 II Dual
LG Optimus L5
LG Optimus L5 Dual
LG Optimus L5 II
LG Optimus L7
LG Optimus L7 II
LG Optimus L7 II Dual
LG Optimus Nitro HD

Samsung
Samsung Galaxy Ace 2
Samsung Galaxy Core
Samsung Galaxy S2
Samsung Galaxy S3 mini
Samsung Galaxy Trend II
Samsung Galaxy Trend Lite
Samsung Galaxy Xcover 2

Sony
Sony Xperia Arc S
Sony Xperia miro
Sony Xperia Neo L

Wiko
Wiko Cink Five
Wiko Darknight ZT

ZTE
ZTE Grand S Flex
ZTE Grand X Quad V987
ZTE Memo V956

Veja também: Seu WhatsApp pode ter sido hackeado e você não sabe; aprenda a descobrir