Mito ou verdade: deixar o celular CARREGANDO À NOITE pode levar ao fim da bateria?

Existem diversos mitos e verdades em relação aos fatores que podem comprometer a bateria dos aparelhos celulares, e é hora de entender melhor sobre isso!

Hoje em dia, a grande maioria das pessoas já tem um celular, seja ele utilizado para fins de lazer, trabalho, estudo, ou qualquer outro. Os aparelhos celulares estão cada vez mais tecnológicos, e a cada lançamento passam a contar com funções extremamente chocantes e inovadoras.

No entanto, ainda que os celulares estejam constantemente passando por novas evoluções, a grande maioria dos modelos ainda peca quando o assunto é bateria. Melhor dizendo, é um tanto quanto raro encontrar um celular que seja realmente bom e tenha uma bateria que dure muito.

Dessa forma, é totalmente comum que os consumidores busquem por formas de aumentar a durabilidade da bateria, afinal, do que adianta ter um bom celular sem que a bateria funcione devidamente? Aliás, uma das maiores dúvidas está voltada para o carregamento durante o turno da noite, e ela deverá ser sanada agora!

Bateria
Como aumentar a durabilidade do item / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saiba tudo sobre a durabilidade das baterias dos celulares e veja como fazer com que a sua “viva” mais

Ainda que muita gente não saiba, toda e qualquer bateria já vem com um prazo de validade diretamente das fábricas. Isto é, todo item conta com uma programação que tem como estimativa um determinado prazo máximo para que ele funcione devidamente.

Dessa forma, quando esse prazo é atingido, é completamente comum que a bateria precise ser trocada para evitar que o aparelho dê PT, ou seja, perda total, e esteja totalmente inapto para o uso. Segundo as informações específicas sobre essa durabilidade, é preciso levar em conta a carga total.

Para melhor entender, uma bateria de celular comum pode contar com uma média entre 300 e 500 cargas totais, ou seja, até os 100%. Essa durabilidade pode variar de acordo com o modelo e com a programação do item, sendo melhor em baterias mais atuais e tecnológicas.

Levando isso em conta, evitar deixar o celular carregar até 100% pode fazer com que a bateria dure mais do que o estimado. Na verdade, o ideal é não deixar que a carga passe de 80% , o que é considerado perfeito para o bom uso do aparelho.

Outro ponto importante é que deixar o celular descarregar totalmente pode comprometer ainda mais a saúde da bateria. Isso porque o “apagão” do aparelho faz com que a bateria seja forçada para ligar novamente, o que é um grande problema.

Veja também: Seu celular pode te ajudar a EVITAR ACIDENTES no trânsito! Veja como e quando isso pode acontecer

É isto que acontece quando você deixa o aparelho a noite inteira na tomada

Sanando de uma vez por todas a dúvida voltada para o carregamento noturno, é válido pontuar que deixar o celular a noite inteira na tomada pode ser sim prejudicial para a bateria, diminuindo a vida útil, dela e fazendo com que ela estrague com mais facilidade, perdendo sua capacidade total.

Isso acontece porque deixar o celular na tomada carregando a noite inteira fará com que ele chegue aos 100% e ainda assim continue na tomada. Ou seja, o aparelho sequer gastará energia e já estará repondo-a imediatamente, diminuindo o nível de carga total que corresponde à durabilidade final.

Tendo isso como base, é melhor ter atenção na hora do carregamento, evitando custos desnecessários.

Veja também: Usa o celular no BANHEIRO? Você pode estar correndo grande PERIGO; entenda o porquê!